Diário de Bordo de uma adolescente por Diene Ferreira Silva

 

Normal 0 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Uma jovem de 17 anos relata seus anseios e angustias em relação a escola, o futuro, família e questões sobre o cotidiano de uma adolescente do ensino médio. Esta jovem faz parte do programa de Jovem Aprediz da Cruz Vermelha e participou do Projeto Inter-Agindo (http://projetointeragindo.wordpress.com/) oferecido pelo Observatório da Juventude da UFMG.

E você, se identificou com o diário da Diene? Que tal começar seu diário hoje?

 

Diário de bordo

Introdução

    Meu nome é Diene tenho 17 anos. Moro em Belo Horizonte com a minha mãe, estudo na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves estou no terceiro ano do ensino médio (uhuuu) e também trabalho na Escola de veterinária da UFMG como menor aprendiz.
Ultimamente tenho me sentido muito pressionada pela sociedade, constantemente sou bombardeada com perguntas sobre o que devo fazer no meu futuro.
    Esse ano esta sendo um verdadeiro cabo de guerra: no meio o futuro, de um lado os meus sonhos e do outro os sonhos alheios.  É uma verdadeira guerra, e às vezes me deparo com um tanto de “e se”. Confesso que às vezes respondo a algumas questões do que vou fazer sem ao menos ter pensado, só para tentar fazer com que fiquem quietos.
    A pior parte da imposição da sociedade é a ditadura de quem eu devo ser. É um tal de “ você tem que se vestir assim”, “você tem que falar assim”,” você tem que pensar assim”...  É muiiiiiiiito tenso essa situação. “Tipo: Eu como se eu tivesse que me encaixar em um padrão a qualquer custo. Assim eu não quero!”

Vida social, dinheiro e boas notas
Não se podem ter os três
Vida social+ dinheiro= notas ruins
Dinheiro+ boas notas= sem vida social
Boas notas+ vida social= sem dinheiro

Não se podem ter os três exatamente, o fato é que você não vai tê-los da maneira que pretende. Porque para isso acontecer teríamos que ter um dia de 30 horas e corpo e mente incansável.
No meu dia a dia eu tento encontrar um equilíbrio entre os três porque por mais que eu tenha sonhos de uma vida melhor e eu me esforce para que isso aconteça não “rola” de ficar sem me divertir. Não há nada melhor para curar um dia difícil do que conversar com os amigos, mas também eu procuro me diverti no meu serviço.

Quinta-feira, dia 25 de outubro de 2012.

    Diariamente eu acordo as 6:15 para arrumar minha bolsae ir trabalhar. Estou lendo o livro “1808 de Laurentino Gomes”. O livro conta a história de um rei medroso, uma mãe maluca e uma corte corrupta que enganaram o “grande” Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil e está me surpreendendo pela facilidade de leitura (tipo História é um pouco chato, não vou mentir, mas o escritor o escreveu de maneira tão simples, que tornou a leitura super agradável).
    O percurso para chegar ao trabalho é longo. Tenho que pegar um ônibus para chegar à UFMG e depois o ônibus interno da universidade. Chegando à minha sala, vou atualizar os murais do meu setor e entregar alguns documentos pela universidade.
    Quinta-feira é um dos dias mais cansativos, depois de sexta, pois tenho o horário de sono reduzido (6 horas já que minha aula vai até as 22:40) e principalmente hoje. Porque tem dois dias que eu não tenho uma noite de sono tranquila.
    A pior parte de vir trabalhar é o ônibus, principalmente na hora de ir embora que sempre está cheio (foto de ônibus lotado), mas tem dias que ouço conversas e vivo situações hilárias. Por exemplo: outro dia ouvi um mano contando pra outro mano, histórias sobre sua cachorra sanguinária.
    Na escola estamos na reta final (Graaaaças a Deus!), falta pouco tempo para as provas trimestrais. Estou muito cansada física e mentalmente, e mal posso esperar por minhas férias do serviço final de ano (faltam mais ou menos um mês).
17;00 final do expediente, pelo menos do trabalho porque ainda vou para a escola. Porém meu expediente realmente termina ás 23;00.     Na semana sou turista em casa, passo apenas para comer, dormir e tomar banho. Pelo menos amanhã é sexta- feira e poderei repor as horas de sono perdidos na semana.

Domingo dia 28 de outubro de 2012.

    Como vocês perceberam faz alguns dias que eu não escrevo, afinal é muito difícil escrever todos os dias devido ao pouco tempo. Vou fazer um resumo do final de semana.
Sexta no meu serviço fiquei muito tranquila, estava tudo calmo por lá. Eu poderia ter aproveitado para fazer meu trabalho de química, mas fiquei ouvindo música e no Facebook. À noite fui para escola, foi muito difícil devido ao cansaço e também porque não tinha ninguém para conversar, mas finalmente o dia acabou e pude voltar para casa e finalmente descansar.
    Sábado arrumei minha casa como de costume, arrumei mochila e todas as minhas “bagunças”.
Hoje acordei cedo por incrível que pareça. Sinto-me renovada e pronta para mais uma semana. A formatura se aproxima e sendo assim tem muitas pendências para resolver, como o vestido, cabelo e etc. Estou pensando em preparar um discurso para o dia da formatura, agradecendo professore, funcionários e família por todos esses anos de vida escolar. Mas ainda não comecei a escrever.
    Eu não estudo todos os domingos. Final de semana eu procuro me organizar e principalmente descansar, porém para descansar final de semana eu me programo na semana fazendo todos os deveres de casa e trabalhos.
Próximo final de semana tem Enem. Não estudei para o Enem esse ano, mas me sinto pronta para fazer uma boa redação. Se eu passar bem, afinal estou fazendo a prova como treinamento. Apesar de tanta gente me cobrando uma boa nota e me apressando para entrar na faculdade, eu estou tranquila.
    Ano que vem pretendo fazer um cursinho pré-vestibular intensivo no primeiro semestre do ano. Quanto ao meu emprego ainda não pensei no que fazer, quando meu contrato acabar eu penso, mas acredito que vou ser contratada. A hipótese de ficar desempregada passa pela minha cabeça, mas não é que me amedronta, tenho muito medo de arrumar um emprego em que eu seja extremamente escravizada e não tenha folga para estudar. Onde eu trabalho atualmente tenho muito tempo para estudar e meus chefes me dão muito apoio, eu vivo “explorando” eles com todo o tipo de pergunta principalmente sobre Biologia.

Sábado 1º de dezembro de 2012

    As minhas aulas acabaram, conclui o ensino médio com boas notas e minha formatura vai ser no dia 12 de dezembro XD. Vocês não tem ideia da correria que estou para arrumar vestido, cabelo e etc. Mas é uma boa correria.
    Finalmente estou de férias do meu serviço! Pretendo viajar e sair muito.
    Meu final de ano? Vou passar o natal com a minha mãe e o ano novo com os meus amigos. E para 2013 eu quero fazer um curso técnico.
    Nossa eu estou transbordando de felicidade!  Dei o primeiro passo da minha vida (ensino médio). Por outro lado eu já estou morrendo de saudades do ensino médio.
    Ouvindo Racionais MC’s eu concluo meu diário de 2012. Pretendo continuar escrevendo, já que tal atividade se tornou a minha paixão.

Agradecimentos

    Meus agradecimentos vão para os educadores do Inter-Agindo: Fran, Marcos, Ramona, Russo entre outros que dedicaram tempo e atenção às oficinas. Foi muito divertido e eu estou me despedindo com muitas saudades. Nossas excursões foram demais!Sentirei muita falta dos colegas de curso e dos educadores, agradeço também a minha chefe Renata que compreendeu e meu concedeu permissão para participar do curso.
    Um parágrafo a parte para falar das amizades que ganhei no curso, principalmente do Paulo Lemos. Nossas discussões acrescentaram muito na minha vida e ampliaram minha visão de mundo. Ah não posso esquecer-me das risadas incansáveis ao lado do Gustavo Nery. Já ia me esquecendo dos nossos almoços no Bandejão com a galera: Bárbara, Jenifer, Gustavo, Leticia, Gustavo, Pedro e outros, foram inesquecíveis.
Afirmo com veemência que no Inter-Agindo colecionei experiências.

 

Por Diene Ferreira Silva
 

Comunidades:

Comments

imagem de andrezafortini

Que belo diário!

Parabéns Diene!

Você escreve muito bem e o seu diário ficou muito bacana. Continue apaixonada pela escrita. Tenho certeza que você vai longe. Continue escrevendo e compartilhe conosco. Queremos te ouvir.

Vote neste Comentário
imagem de Francielle Vargas

Diário da Diene, Parabéns!

Diene,

Fiquei muito feliz de saber que despertou-se em você o desejo pela escrita. Escrever á uma delícia! E faz muito bem pra gente, pra vida e pra alma ;)

Parabéns! Seu diário é lindo! Continue...continue, por favor!

 

beijo grande

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

Parabéns!

Parabéns, Diene! Gostei muito do seu diário. Espero que você continue escrevendo e externando seus sentimentos, pensamentos...

Não podia deixar de comentar...

"Vida social, dinheiro e boas notas.Não se podem ter os três. Vida social+ dinheiro= notas ruins. Dinheiro+ boas notas= sem vida social. Boas notas+ vida social= sem dinheiro".

rs... Muito interessante e verdadeiro! 

beijos

Vote neste Comentário