DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE SUPREMACIA RACIAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II – CADERNO III
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Atividade da página 41 para o Caderno de Ciências da Natureza
Sugerimos que você, e seu grupo de colegas de área, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar. Postem a atividade no ambiente virtual. Se possível, apliquem com seus alunos e discutam como foi o trabalho em sala de aula e de que forma a unidade de ensino contribuiu para a formação integral dos estudantes na perspectiva do DCEM.
PERCURSO INVESTIGATIVO
1) PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL
Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)
TEMA: DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE SUPREMACIA RACIAL
a) A gênese do conceito de raça – uma visão histórica a partir da diferença genética entre as raças (Biologia);
b) O conflito social e a relação com os pressupostos genéticos dos indivíduos - (Sociologia);
c) O Determinismo biológico na abordagem literária (Literatura);
d) O corte social por meio de indicadores socioeconômicos – a posição do negro na sociedade (Matemática);
e) A representação do negro na pintura de Di Cavalcanti e a abordagem da miscigenação na obra “Operários” de Tarsila do Amaral (Arte);
f) A melanina como determinante da diferença de cores na espécie humana - A Química orgânica – proteínas, um exemplo: melanina (Química)
g) Formação de palavras e semântica (Gramática)
2) CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
a) Demonstrar ao aluno que o gene responsável pela produção de melanina tem seu mecanismo de síntese proteica igual em qualquer ser humano, o que muda é a quantidade de proteína produzida igual em qualquer indivíduo;
b) Identificar a relação social com a formação genética;
c) Conhecer e analisar a influência do determinismo biológico no Naturalismo e Pré-modernismo brasileiro;
d) Refletir, a partir de uma análise histórica, o surgimento do conceito de raça, os seus fundamentos, desenvolvimento e decadência e seus reflexos nas diversas áreas do conhecimento;
e) Analisar a posição do negro nas pesquisas sociais;
f) Identificar, analisar e refletir, acerca das diferenças raciais, a influência das obras de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral;
g) Estudar a síntese da melanina (proteína) e demonstrar que ela é fundamental na existência da diversidade étnica.
II - ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
A) Análise de quadros de Tarsila e Di Cavalcanti;
B) Leitura e debate de textos teóricos;
C) Leitura da adaptação para História em Quadrinhos da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto (Pré-modernismo)
D) Apresentação de vídeos;
E) Análise de indicadores Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
F) Estudos do mapa da violência no Brasil;
III – CONTEÚDOS
A) Biologia
- 1ª e 2ª Lei de Mendel;
- Genética de populações;
- Biologia e sociedade
B) Química
a) Proteínas;
. Estrutura molecular;
. Propriedades ácidas e básicas;
. Ligações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio ou ponte de hidrogênio.
b) Estruturas dos aminoácidos essenciais
C) Sociologia
- Estratificação social
- Cultura
D) Literatura
- O Naturalismo – concepção histórica e características estilísticas;
- O Pré-Modernismo – contexto histórico; características gerais e estilísticas do período;
E) Gramática
- Formação de palavras – estudo de radicais gregos e latinos;
F) Arte
- A Semana de Arte Moderna – análise das pinturas indicadas para estudo;
G) Matemática
- Estatística
. Razão e Proporção
. Porcentagem
IV - APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
- Utilização de questões de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Simpósio, debates, oficinas, plenários acerca dos temas abordados no projeto;
V – ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS (1º ANO)
A) Apresentação de vídeos, como:
- Brasil com P, de GOG;
- Quanto vale ou é por quilo?, de Sérgio Bianchi
B) Leitura de textos, como:
- Raças na espécie humana?, de Barbujani G.;
C) Leitura de obras literárias:
- Adaptação para História em Quadrinhos da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
D) Leitura crítica de:
- Mapa da Violência de 2013,
- Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e
- Pesquisa Mensal de Emprego (PME),
E) Leitura das garantias constitucionais
- Análise de garantias individuais e dos direitos humanos;
F) Análise das obras artísticas dos pintores indicados;
G ) Leitura e análise de textos – Genética e Sociedade
VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS
A proposta desse trabalho visa à reflexão, a partir do surgimento do conceito de raça, sua fundamentação, seu desenvolvimento e posterior decadência. A escola deve propiciar um ambiente em que o jovem possa desenvolver o senso crítico e seja capaz de se posicionar de forma consciente e cidadã perante os anseios e as dificuldades suscitadas no meio em que vive. Por abordar as diversas áreas do conhecimento, o tema propicia um estudo crítico e sistemático à luz da formação integral do ser humano, defendido na proposta desse curso em nível nacional.
É dessa maneira que o ensino das Ciências da Natureza e dos demais componentes curriculares contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes e para a solidificação de conceitos modernos de cidadania que prezem pela cultura da paz e da solidariedade.
VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A) BARBUJANI, G. A invenção das raças. São Paulo: contexto, 2007
B) BARRETO, Lima. Clara dos Anjos / adaptação Lelis e Wander Antunes/ São Paulo – Quadrinhos da Cia. 2011,
C) BIANCHI, Sérgio. Quanto vale ou é por quilo? – Brasil: 2005
D) BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política – Brasília - Editora Universidade de Brasília – 13ª edição - 2008
E) BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica, 2012; Diretrizes Curriculares Nacionais.
F) GONÇALVES, Genival Oliveira (GOG). Brasil com P , in Cartão Postal Bomba – Distrito Federal: 2007
G) LINHARES, Sérgio. Biologia Hoje/ Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder. – 2 ed. – São Paulo: Ática, 2013;
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