PERCURSO INVESTIGATIVO
Coordenação Regional de Ensino Plano Piloto/Cruzeiro
Centro Educacional 2 do Cruzeiro
Título: Corrida de Orientação
Autores: Robert Lamas Correa, Marco Antônio, Ivanildo Almeida Guimarães e Fábio da Silva.
1-Objeto de estudo. (Caracterização da situação-problema).
Utilização de coordenadas geográficas, identificação do bioma do cerrado e aplicação de conceitos físicos.
1.2-Qual é o problema geral identificado para estudo neste percurso investigativo?
Dificuldade de utilização e aplicação de conceitos das ciências naturais em aspectos do cotidiano.
1.3-Por que ocorre o problema geral? Justificativa.
Falta de associação de relacionamento do lúdico com o concreto e a não edificação dos conceitos.
2- Delimitação do problema.
Aplicação de conceitos na prática.
Tem subproblema?
Sim
2.1.1-Qual é o subproblema 1?
Falta de aplicação de conceitos práticos.
2.1.1.2-Por que ocorre o problema 1?
Pouco espaço para vivencia e transpor as barreiras da sala de aula.
2.1.2-Qual é o subproblema 2?
Desenvolvimento de conteúdos apenas no âmbito acadêmico e somente teórico.
2.1.2.1-Por que ocorre o problema 2?
Tempo e ausência de laboratórios e salas ambientes efetivas.
3-Desenho do plano de ação para investigação do problema. (Demonstrar aqui o desenho geral do desdobramento das aulas, para solução do problema geral e para solução dos subproblemas, quando identificados).
3.1-Como o problema geral será estudado?
Construção dos conceitos em sala de aula com a utilização de livros textos, internet e leitura de artigos acadêmicos.
3.2-Como o subproblema 1 será estudado? (Se houver)
Leitura de artigos acadêmicos e científicos.
3.3- Como o subproblema 2 será estudado? (Se houver)
Leitura de artigos acadêmicos e científicos.
Séries 1ª,2ª e 3ª Séries
Arte:
Apresenta,cão das fotográficas em exposição.
EDF:
Verificacao na prática da respiração aeróbica e anaeróbica.
Inglês:
Leitura de artigos acadêmicos e científicos.
Português:
Contrucao e relatório e apresentação de artigos.
Biologia
Aprendizagem de conceitos de ecologia.
Física
Aplicacao do conceito de alavancas e roldanas em sitema de escaladas
Química
Analise de ph da agua.
Matemática
Calculo dos sitemas de roldanas e alavancas.
Calculo de tempo em corrida de orientação.
Geografia
Coodenadas geográficas com utilização de GPS e bussola.
5-Execução prática do plano de investigação. Indique como colocar o plano em ação
Metodologia:
Saída de Campo.
Teoria:
Estudo preliminar dos conceitos em questão.
Prática:
Saída de campo para chapada imperial (50 km do DF).
Procedimentos:
Corrida de orientação com desenvolvimento de conceitos cinetificos teóricos na prática.
6-Apresentação de resultados e avaliação versus processos (aprofundar o conflito conceitual e processual). Demonstrar resultados por meio de gráficos, tabelas, relatórios, vídeos.
6.1-Processo de avaliação Critérios para avaliação( Ver Diretrizes de avaliação da SEEDF):
Relatorios confeccionados com a saída e apresentação dos painéis criados pelos alunos.
6.2-Demonstrar resultados:
Tabelas:
Apresentacão da utilização dos tempos cronometrados, e analise fisiológicos do corpo com as atividades aeróbicas e anaeróbicas.
Gráficos:
Exposicão das tabelas em gráficos e setores e histogramas gerados pelo SPSS.
Relatórios:
Sobre o trabalho desenvolvido em língua portuguesa e abstract (inglês).
Produção de painéis fotograficos:
Desenvolvimento dos painéis junto as aulas de arte plástica.