Embora o Brasil seja conhecido como o país do futebol, tenha conquistado cinco títulos mundiais, é único país que participou de todas as copas, exporte jogadores por todo o mundo com ganhos estratosféricos. É brasileiro o Rei do Futebol, o país já sediou a copa do mundo de 1950, mas nunca uma copa movimentou tanto a nação como a copa de 2014.
Gastos com os estádios, investimentos em infraestrutura, modernização de vias, rodovias, portos, aeroportos, geração de empregos diretos e indiretos, certamente trarão benefícios para o país e para toda a população.
A vinda de turistas estrangeiros vai movimentar a economia e a cultura do país, direta ou indiretamente todos serão beneficiados com a realização deste evento. Durante 32 dias, 31 nações do mundo estarão com os olhos e o coração voltados para o Brasil e para os brasileiros.
Por sua vez o Brasil poderá espelhar sua autoestima vendendo uma imagem positiva do país e dos seus cidadãos. Por conta da copa muitas portas poderão se abrir para novos investimentos que fomentem a economia nacional com o aumento da credibilidade de todos.
O turismo da copa movimentará cerca de 40% a mais do que a mesma atividade em outras ocasiões. Cerca de 3 milhões de pessoas vão circular pelo país nos dias da realização do evento mais popular do planeta.
Estima-se que vai entrar na economia brasileira mais de 18 milhões de reais transformando o país numa vitrine para o mundo. Ninguém pode deixar de compreender que os investimentos realizados por ocasião da copa não seriam na mesma proporção se o evento não estivesse programado.
É uma farsa afirmar que os investimentos preparativos para copa implicaram na diminuição da aplicação de recursos em outros setores, pelo contrário, desde que o país foi confirmado como sede do mundial os investimentos cresceram em todas áreas inclusive saúde educação.
Que poderiam ser a ainda mais e melhor aplicados os recursos é objeto de estudo mais apurado que não comporta a intenção deste texto. Pequenas, médias e grandes empresas terão faturamento muito superior que em todas as outras ocasiões comerciais dos últimos anos.
Os investimentos preparatórios para o mundial geraram mais de 24 mil empregos e mais de 90 mil pessoas serão capacitados para receber e facilitar o movimento turístico que envolve o evento.
Dependendo do modo como os brasileiros receberem e vivenciarem os dias da copa os benefícios poderão se estender por muitos anos. Filosofar sobre o evento significa perceber que a realização do mundial implica na melhoria da qualidade de vida para a nação inteira.