Caderno III: Ciências Humanas
Aluno: Clóvis Alves
Atualmente o conhecimento vem sendo procurado principalmente nos meios de comunicação, que está presente na vida de todos como fonte de aprendizado,descobertas e conhecimento, porém para alguns essa imensa gama de informações são apenas utilizadas para os meios banais , não explorando o quão podem ir além de novelas, futebol e sim a um mundo novo de questionamentos.
Procurar aguçar e desenvolver nos estudantes de hoje um intelecto perceptivel de mudanças e criticas, torna-se um desafio constante enfrentado pelos professores e o corpo acadêmico que procuram levar o conhecimento bem além de livros e temáticas cansativas sem interesse para seus alunos. Sendo de suma importância a abordagem de temas que remetam ao cotidiano de todos, lembrando que o meios de comunicação auxiliam no desenvolvimento social, cognitivo e emocional.
Tornaria-se mais fácil se o conhecimento adquirido pelo jovem pudesse ser associado ao transmitido pela escola, onde os valores morais e éticos fossem assim capaz de melhorar a sua vida de individuo unitário em um meio social promissor de oportunidades.Parte de um dos grandes desafios da escola encontra-se nas ciências humanas, que necessitam de conteúdos trabalhados para que se possa promover a investigação critica do assunto a ser investigado.
Dessa forma os componentes curriculares adotados, podem e devem ser amlpos ao que se refere o conhecimento multidiciplinar, onde aproximará ensino e a ciência dentro de sala, levando o aluno a explorar e utilizar de uma gama de possibilidades de visão sobre o assunto proposto pelo professor.