Ciência da Natureza utilizando as tecnologias da informática na educação

Autor : Simone Sousa Nascimento
Data publicação : 14/11/2014

Este artigo relata a construção de uma aula experimental utilizando a  ciência da natureza que está baseada em processos de experimentação como vivências que estimulem o estudante a refletir sobre a realidade dos processos produzindo assim dúvidas e questionamentos, baseada nas ideias vivenciadas no laboratório de informática aplicada no primeiro ano do ensino médio do período vespertino. Nesta abordagem buscou-se contextualizar a aprendizagem e acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos diante de um problema com a falta de materiais para uma prática experimental na escola junto com a falta da correta compreensão do papel da experimentação na Ciência da natureza  utilizando a informática educativa. E a existência de um espaço ideal (laboratório)para este tipo de atividade é uma constante reivindicação, mas muitas vezes na falta de condições ideais o professor terá que fazer adaptações. A  Ciência da Natureza  pode ser abordada utilizando a informática para utilizar no trabalho educativo. A partir do problema, foram propostas três perguntas os alunos para a problematização: Existe alguma substância que pode estar causando incrustação nas chaleiras e chuveiros desta cidade? Se o chuveiro fosse utilizado apenas na opção verão, poderíamos encontrar depósitos na sua resistência? A temperatura pode influenciar na dissolução dessas substâncias? Para iniciar a experimentação, foi feita a leitura de um pequeno texto pelos alunos com informações sobre a água e seus diferentes usos, incluindo a dureza da água. Em seguida, os alunos foram ao laboratório de informática pesquisar e verificar as informações mostradas em sala de aula e foi concluído que há inúmeros caminhos teórico-metodológicos por meio dos quais a Ciência da Natureza pode se materializar na escola e foi possível realizar e perceber na experimentação problematizadora uma proposta que possibilita a apropriação reflexiva e crítica do aluno do conhecimento científico, requerendo as trocas, a formação na coletividade, a interação e o confronto de ideias.