Caderno II- Etapa 2

Ministério da Educação – MEC

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
 
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa II – Caderno II
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana

 

Reflexão e Ação 2
          Após a realização de uma consulta com os alunos sobre seus  valores atuais, seus planos para o futuro e como eles se imaginam daqui a dez anos, constatamos que a maior preocupação deles,segundo a linguagem dos jovens, “ é ser alguém na vida e ganhar muito dinheiro”, porém analisando as respostas escritas percebemos que também há uma preocupação com a escolha de uma profissão, que muitas não é por opção própria, mas sim por influência da família e pelo retorno financeiro, mesmo não tendo noção de com qual área do conhecimento se identifica. Como qualquer cidadão comum,     daqui a dez anos a grande maioria pretende ser bem sucedido profissional e financeiramente, constituir uma família e ser feliz, uma perspectiva futura que condiz com a juventude sonhadora, com pouca experiência de vida e otimista para com seu futuro.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1.  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno II : Ciências Humanas / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.