caderno I . Etapa 2

Ministério da Educação – MEC

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
 
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa II – Caderno I
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana

 

 

ATIVIDADE  CADERNO I -  ETAPA II
Reflexão e Ação p. 40  – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
     Os problemas levantados no Conselho de Classe:
• Não faz especificações do aluno, caso sejam necessárias deve ser feita em anexo.
• O Pré- conselho é falho, pois só sinaliza e não cita as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor nem pela equipe pedagógica.
• Falta de anotações em documentos oficiais do conselho (Atas)
     Encaminhamentos:
• Diversificação do instrumento avaliativo e adaptações curriculares;
• Realização, pela Equipe Pedagógica,  de trabalho e de sensibilização e orientação nas turmas.
      Diferença entre queixa e problema
• A queixa é o princípio para a identificação do problema.
Questões de Ensino Aprendizagem tratadas no Conselho:
• Alunos com dificuldade de aprendizagem
• Falta de compromisso
• Evasão
• Assiduidade
• Indisciplina
Sugestões propostas:
• Oportunidade de recuperação paralela
• Adequações metodológicas
• Esclarecimento de dúvidas
• Revisão de conteúdos
• Orientações individuais
      Práticas de gestão democrática identificadas no Conselho de Classe
• Direito de expressão/ opinião
• Liberdade de escolha para aprovação ou retenção
Propostas de mudanças para a realização do Conselho
• Participação da Comunidade Escolar gradativamente
• Pré Conselho com os representantes de turma
• Pós Conselho e feedback para os professores.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1.  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I : Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.