Tathyana Aspesi Abreu
Investigação Temática Levantamento do tema – Lixo
Estudo da realidade Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial.
- Proporção de lixo/habitantes
- Comparação entre o lixo diário produzido por habitante do DF, os índices recomendados pela ONU e o que está disponível para descarte do mesmo.
- Desperdício de alimentos
- Poluição
Problematização Inicial Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade.
- Por que temos que fazer uso consciente das coisas?
- Como evitar o desperdício?
- Como funciona o sistema de descarte e reaproveitamento do lixo?
Organização do conhecimento Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.
Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes.
Princípio de Pascal.
Princípio de Arquimedes.
Materiais e substâncias.
Estados de decomposição da matéria.
Sistema internacional de unidades e conversões.
Soluções.
Modelos Atômicos.
Fluxo de matéria e energia
Citologia
Sustentabilidade
Fotossíntese
Metabolismo, anabolismo e catabolismo.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PARA ESTUDO DE CASO
Uso de recortes (Jornais/Revistas)
Debates
Interpretação e produção de textos e imagens.
Trabalho de campo
Elencar possíveis soluções e sugestões para o uso adequado e inteligente do lixo baseado na preservação ambiental no DF.
Aplicação do conhecimento Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicitados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.
Mostra de trabalhos e experimentos.
Produção de portfólio processual.
Debate sobre as soluções e sugestões para o manejo sustentável do lixo no DF.