O Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) tem como objetivo a formação continuada dos profissionais que atuam no Ensino Médio, além de propiciar a troca de conhecimentos e experiências vivenciadas por esses no âmbito escolar. Essa formação acontece por meio de atividades sugeridas nos cadernos do PNEM, articuladas com propostas dos Pressupostos Teóricos, do Currículo em Movimento e das Diretrizes de Avaliação da Secretaria de Educação do Distrito Federal e discussões que se seguem no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
No caderno I, foi proposta a reflexão dos desafios que permanecem no ensino médio no Brasil. As discussões giraram em torno do tema de que o acesso a essa modalidade aumentou, porém ainda é almejada a permanência e a qualidade desse ensino.
Outro fator mencionado pelos docentes é a falta de identidade do ensino médio. Não está bem definida se a principal função dessa modalidade é preparar os estudantes para o ingresso nas universidades ou para o mercado de trabalho. Porém, os professores acreditam que o objetivo do ensino médio, além de preparar o jovem para o ensino superior ou para o mercado de trabalho, é atender aos anseios dos jovens, não necessariamente sendo uma das duas alternativas já citadas.
Além disso, existem outros desafios que já são velhos conhecidos dos educadores, como a evasão escolar, distorção série-idade, grande quantidade de alunos por sala, falta de materiais e instalações tecnológicas, currículo que promova a interação entre as disciplinas, qualidade de ensino em todas as modalidades, acompanhamento familiar, atividades artísticas, valorização dos professores, articulação entre as políticas educacionais e as políticas públicas relativas às dimensões da vida social, entre outros.
Visto os aspectos apresentados acima, os professores acreditam que o PNEM é um passo importante para a valorização dos educadores e para um maior envolvimento do governo, da comunidade e de todos os profissionais da educação, oferecendo aos alunos uma experiência educacional que dialoga com a realidade em que estes estão inseridos e proporcionando a construção da cidadania.