AVALIAÇÃO E ENSINO MÉDIO
Orientadores Eliane Nadalin
e Lídia Mara Elias Gomes
Professores do Col. Estadual Pedro Macedo
Ter uma avaliação inclusiva no sentido de conseguir o sucesso com todos os alunos no que tange aos conteúdos estabelecidos como primordiais de modo que o aluno possa alcançá-los e a partir deles o colegiado estabelecer a promoção de modo checado e em consonância com os resultados das avaliações que meçam os resultados por aluno e turma, como o SAEB. Porém, não acreditamos que o fator motivacional seja apenas esse, porque os alunos hoje não têm interesse no aprendizado. Talvez com o estabelecimento de avaliação de modo coletivo e multidisciplinar seja mais motivadora dos sujeitos. Por outro lado, as modificações sempre encontram resistência por parte dos envolvidos, mas o primeiro passo seria estabelecer os conteúdos principais em consonância com os conteúdos estruturantes estabelecidos pela SEED. A partir dessa decisão coletiva, modificar o PPP e estabelecer os critérios de avaliação com diversos instrumentos que permitam estabelecer essa mensuração. Agora, nosso questionamento é: Teremos autonomia para a realização dessas alterações? Porque a primeira resistência a ser vencida é com os próprios pares, posteriormente o ousar na Unidade escolar e por último, o sistema aceitar as inovações, embora dentro de todos os critérios estabelecidos. Enfim, o maior obstáculo segue sendo o sistema, ele impede a concretização das inovações e gera o fator desmotivação nas diversas instâncias colegiadas.
A avaliação sempre foi para mensurar a apropriação de conhecimentos e, a partir dos resultados, retomar conteúdos utilizando diferentes metodologias para modificação desses resultados. E, ao longo da caminhada encontramos alguns raros professores que aceitaram ousar e criar diferentes maneiras de avaliação dos alunos. Por outro lado, muitos bloqueavam as ideias, as quais muitas vezes forammultidisciplinares sozinhos, levando à frente e acreditando que o foco era o esclarecimento do aluno e a apropriação do conteúdo por eles, mas agindo assim, sozinhos, onera em muito o tempo para se focar nos assuntos específicos, porém os resultados foram muito bons.
As avaliações são diagnósticas, acumulativas e contínuas. Os instrumentos e procedimentos mais utilizados são atividades teóricas, a saber, questionários – exercícios de fixação a respeito dos contextos histórico-sociais dos períodos abordados -; em relação às atividades práticas desenvolvimento de desenhos, dinâmicas, debates, produção de texto, atividades em laboratório (física, biologia, arte e informática). Quanto aos critérios de avaliação são considerados a adequação à forma, compreensão temática relacional, argumentação, coesão e coerência e qualidade instrumental; Cabe salientar a importância de considerar a subjetividade de cada aluno; seu modo, ritmo e tempo de aprender e sua visão de mundo. Os envolvidos no processo avaliativo são: pedagogas, professores, alunos e seus responsáveis.
Os dados do colégio Pedro Macedo são acima da média Municipal, Estadual e Nacional. Apresentam pequenas variações considerando as avaliações realizadas em 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. Os dados são discutidos nas formações continuadas, semanas pedagógicas e nos conselhos de classe. Os debates são realizados nos mais diversos momentos das relações docentes envolvendo todas as disciplinas da matriz curricular.
As avaliações externas são utilizadas para o aprimoramento dos conteúdos nas diversas disciplinas, no desempenho dos alunos e como critério de nota parcial. São utilizados simulados, professores utilizam de questões nas avaliações e as mesmas são referência de formato de questões que os alunos encontrarão nas avaliações externas. Os alunos visualizam o Enem como oportunidade de ingresso numa instituição de ensino superior e comentam sobre a importância do hábito da leitura e da melhoria de vocabulário para a compreensão e interpretação das questões. Os instrumentos utilizados na escola levam em conta as diretrizes curriculares que prezam de modo sub-reptício as matrizes de referência do Enem e do Saep, sendo que depende do professor uma abordagem multidisciplinar ou tradicional.
*Andreia Garcia; Bianca M. Dos Santos; Carlos; Carolina Machado; Cindia Veiga; Claudio Castanho; Danielle Luciana; Decio; Edimara Osachuky; Edson Lisboa; Eliane Stadler; Eliane Moura; Elisiara de Moura; Fernando Maia; Fernando Tahan; Mauricio Arcego; Paulo da Rosa; Priscilla Raad; Sergio Pereira; Sonia Pereira; Tarsila Dominoni; Thelma; Gabriel Gil; Gilda Borges; Izani; Joao Viana; Jose Airton; Juliana Burigo; Juliana Romanzini; Julio Cesar; Karla Eichmann; Luciana de Oliveira; Luciane de Lima; Magda Dias; Marco Dias; Paulo Coelho; Raphael Barth; Rosilda da Silva; Sueli Zane; Taniele Nesi