AVALIAÇÃO

Colégio Aníbal Khury Neto - Uberaba
Grupo:
Professor Orientador de Estudos: Guido Valmor Buss
Professores participantes:
EDNALDO JOSE DO NASCIMENTO DE ASSIS DA SILVA
ENEIDE SCHUAIGERT PROCHE
JANE APARECIDA RODRIGUES
MONICA LUCIA BUCCO
TANIZE BORGES DA SILVA

No nosso encontro do Pacto o nosso grupo discutiu sobre a avaliação levantando que a avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações que auxilia o educador a refletir sobre as condições de aprendizagens ofertadas e para ajustar sua prática às necessidades apresentadas pelos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valores.
É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao educador definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem no desenvolvimento dos alunos.
Para que a avaliação possa se constituir em um instrumento voltado a orientar a prática educativa, ela deve se dar de forma sistemática e contínua, tendo como principal objetivo a melhoria da ação pedagógica.
A avaliação será contínua, cumulativa, e somatória, preponderando os aspectos qualitativos da aprendizagem, por meio de técnicas e instrumentos diversificados, sendo vedada uma única oportunidade de avaliar. 
A Avaliação deverá respeitar os seguintes critérios:
I-  Avaliações deverão ter o valor de 4,0 pontos (quatro vírgula zero);
II-  Trabalhos e atividades avaliativas em sala de aula ou fora dela, que deverão somar 6,0 pontos (seis vírgula zero);
Não só a avaliação, mas também os trabalhos e atividades avaliativas deverão ter recuperação no qual acontecem paralelamente a essas avaliações e/ou trabalhos e atividades avaliativas, pois a recuperação é a retomada dos conteúdos já trabalhados em sala de aula, mas que o aluno não assimilou, teve dificuldades e para que o mesmo obtenha essa aprendizagem não alcançada durante as avaliações, trabalhos e atividades avaliados de forma diversificada e significativa, numa abordagem interdisciplinar, privilegiando a leitura, interpretação, produção textual e resolução de situações-problema, entre outras, pois os resultados da recuperação deverão incorporar-se aos das avaliações efetuadas durante o processo de aprendizagem.
Nosso PPP contempla uma proposta de trabalho que visa criar condições do educando de superar uma visão restrita de mundo, de compreender a comunidade e ampliar, significativamente sua inserção plena na sociedade.
Nosso PPP infelizmente não contempla as novas tecnologias, tais como acesso a conteúdo da internet em sala de aula, utilização de celulares como fontes de pesquisa/trabalho e uso da lousa digital. 
Para muitos alunos infelizmente a produção dele nos dias hoje é a nota e não o conhecimento do conteúdo. O aluno precisa ter o comprometimento ao desenvolver o conhecimento adquirido em sala de aula no decorrer do ano letivo.