Atividade Caderno III- Ciências da Natureza

Temática: A Reciclagem do Lixo nos Pontos de Encontro da Juventude na Minha Comunidade

Esta temática interdisciplinar tem a finalidade de fazer com que o aluno do ensino médio desenvolva seu raciocínio a partir de situações cotidianas, como a visita as lanchonetes e demais locais de fast-food de sua comunidade, envolvendo não só a disciplina de Química, mas também, Biologia, Matemática e Português.
O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que está inserido.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender.

1- Objetivos Gerais: Promover o conhecimento unindo o cotidiano da sociedade ao qual o aluno está inserido ao aprender, desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os interessar-se pelas realidades de sua região e do mundo.

1.1- Objetivos Específicos: Tratar das propriedades das substâncias e questões ambientais de uma forma construtiva, desenvolvendo assim, a percepção do valor da ciência como construção humana, fazendo-os utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar questões sociais e ambientais.

2- Público Alvo: Alunos do Ensino Médio, CEM-417 – Santa Maria/DF.

3- Disciplinas: Química, Matemática, Biologia e Língua Portuguesa.

4- Recursos Didáticos:
- Visitas às lanchonetes e demais locais de fast-food da comunidade.
- Sala de Informática com acesso à internet.
- Biblioteca (Jornais regionais, livros e revistas).
- Laboratório de Química e Biologia.

5- Estratégias:
- Trabalho interdisciplinar sobre coleta seletiva, reciclagem de materiais e água.
- Elaboração de relatórios.
- Aulas teóricas e expositivas.
- Experimentos e observações em laboratório.
- Interpretação de textos e gráficos.
- Feira de Ciências.

6- Conteúdos
Química:
- Tipos e Propriedades de Materiais
- Meio Ambiente
- A importância das fórmulas químicas
- Modelo atômico de Dalton
- Teoria Ácido-base
- História da química
- Cadeias carbônicas
- Funções orgânicas
- Saponificação.

Biologia:
- Meio Ambiente
- Respiração celular e fotossíntese
- Lipídeos, triglicerídeos e ácidos graxos
- Reino Monera e Protista

Matemática:
- Operações fundamentais
- Porcentagem
- Equação de 1º grau
- Potencia na base 10
- Estatísticas e Gráficos

Português:
- Redação dissertativa
- Elaboração de questionários
- Desenvolvimento de relatórios
-
7- Metodologia
- Desenvolvimento de relatórios por unidade , referentes as visitas as lanchonetes, onde os alunos deverão coletar dados para posterior análise;
- Pesquisa bibliográfica na biblioteca, internet e/ou jornais regionais;
- Experimentos de Laboratório, envolvendo o tema propriedade dos materiais; saponificação, tratamento da água e seres unicelulares.
- A análise de dados será feita em sala de aula, em grupo, levando em consideração os dados coletados nas lanchonetes, as pesquisas bibliográficas e os experimentos de laboratório.

8- Cronograma:
- 8 h/aula: - Visita ás lanchonetes e locais de fast-food em horário extraclasse (coleta de dados)
- 8 h/aula: - Aulas teóricas
- 2 h/aula: - Pesquisa bibliográfica
- 6 h/aula: - Atividades de Laboratório
-  2 h/aula: - Produção da redação
- 2 h/aula: - Avaliação – Atividade Interdisciplinar
- 4 h/aula: - Feira de Ciências
      Total: 32h/aula

9- Atividades
                                                                                                                      
A- A Reciclagem do Lixo na Minha Comunidade
Relatório de Visita à Lanchonete
1- Onde se localiza a lanchonete?
2- Existe coleta seletiva dentro do estabelecimento?
3- Existe coleta pública seletiva na região em que o estabelecimento se encontra?
4- Quantas pessoas, em média, visitam o estabelecimento?
5- Quanto de lixo reciclável é produzido por dia?
6- O estabelecimento possui rede de esgoto?
7- O óleo proveniente das frituras e demais ações do estabelecimento é encaminhado para destino apropriado?
8- Preencha a tabela abaixo, levando em conta o tipo de lixo produzido no estabelecimento:
Material Quantidade (kg)
Dia mês Ano
Metal  
Vidro  
Plástico  
Papel  
Óleo  

 

 

B- Pesquisa Bibliográfica
Neste item, o aluno deve consultar a biblioteca, a internet, os jornais regionais, revistas e demais periódicos afim de colher dados estatísticos sobre a coleta seletiva de lixo do Distrito Federal, dados como tempo de degradação de cada tipo de material na natureza, dados sobre o impacto ambiental que o lixo causa nos rios da região e ainda nos dias de chuva (nos casos de alagamentos), etc.

C- Atividades de Laboratório:
*Propriedades dos Materiais
Materiais:
- panela de alumínio  - água
- placa de cobre   - álcool
- sal    - anel de ouro
- açúcar    - anel de prata

Procedimento:
- Observar e comparar os seguintes pares de materiais:
• panela de alumínio e placa de cobre
• sal e açúcar
• água e álcool
• anéis de ouro e prata

Observe os materiais apresentados, no laboratório, e com base em sua análise, complete a tabela abaixo:
Diferença visual entre materiais
Materiais Diferença
Panela de alumínio e placa de cobre
Sal e açúcar
Água e álcool
Anéis de ouro e prata

- Relacionar as diferenças e semelhanças entre as propriedades (físicas, químicas e organolépticas) dos pares de materiais apresentados a seguir:
Materiais Diferenças  Semelhanças
Plástico x Papel 
Plástico x Vidro 
Plástico x Metal 
Vidro x Papel 
Vidro x Metal 
Papel x Metal 

 

*Saponificação:
Materiais:
- 4 litros de óleo (utilizado)  - 2 litros de água
- 100ml de sabão em pó  - Bacia de plástico para misturar os ingredientes
- 1kg de soda cáustica (NaCl) - Tabuleiros ou formas para colocar o sabão para secar e dar forma.
- Colher longa ou pá de madeira

Procedimento:
*Coloque o óleo em uma bacia ou balde de plástico grande o suficiente para mexer sem derramar. Reserve.
*Esquente a água até formar bolhas na lateral da panela.
*Desligue o fogo, dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente. Reserve.
*Separadamente, dissolva a soda cáustica em 1,5 litros de água quente em um recipiente de plástico.
*Lentamente, adicione as duas soluções ao óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos.
*Adicione a essência adicione à mistura e despeje em formas.
*Retire da forma somente no dia seguinte e corte.

*Análise da Biodiversidade Microscópica de diferentes tipos de Água:
Materiais:
- Microscópios eletrônicos  - água tratada
- água fervida                            - água rica em microalgas
- água de esgoto

Procedimento:
Analisar os quatro tipos de amostra de água e após pesquisas responder o questionário:
1- O que é proliferação de microalgas?
2- Como saber se há proliferação de microalgas na água?
3- O que causa a proliferação de microalgas na água?
4- Quais são os principais problemas de saúde causados pela proliferação de microalgas nocivas?
5- O que deve ser feito para reduzir ou evitar a proliferação de microalgas?

D- Redação
Dissertativa, manuscrita de no mínimo 20 linhas sobre o tema: “Problemas causados pelo lixo nosso de cada dia”.

E- Avaliação
Atividade Interdisciplinar
F- Feira de Ciências:
            Sociabilização do Projeto

Resumo:
Foi possível observar, junto aos alunos, que quando a realidade sai da aula e vai para o dia-a-dia do estudante, os conceitos fazem sentido na forma de responder a pergunta: “Tenho que aprender isso aí pra quê?”.
A interação de várias disciplinas em um mesmo tema, mostra ao aluno que o conhecimento é uma relação de saberes e que é necessário observar o seu redor, a sua comunidade e aplicar o que se aprende em benefício de todos.

 

Bibliografia
- MOL  et all – Pesquis – Química para o ensino médio, 1ª Edição, São Paulo, 2002.
- Rosicler Martins Rodrigues, O ser humano e o ambiente,1ª edição, 1997, Editora Moderna.
- SamuelMurgel Branco, Água: origem, uso e preservação, 2ª edição, 2004, Editora Moderna.
- Paulo Jorge Moraes Figueiredo, A sociedade do lixo – os resíduos, a questão energética e a crise ambiental, 2ª edição, 1995, Editora Unimep.
- Francisco Capuano Scarlato e Joel Arnaldo Pontin, Do nicho ao lixo, 5ª edição, 1992, Editora Atual.
- MORTIMER, Eduardo Fleury e Andréa Horta Machado – Química para o ensino médio, Editora Scipione, 1ª edição, 2003, São Paulo.
- http://www.funverde.org.br/blog/projetos-funverde/receita-de-sabao-com-o...
- gpquae.iqm.unicamp.br/apresentacoes/Fabiana.doc
- www.jornaldomeioambiente.com.br
- www.aprendebrasil.com.br