É cada vez mais frequente ficarmos sabendo de casos de funcionários que processaram empresas pelo chamado assédio moral. Engana-se quem pensa que esse fenômeno é novo, basicamente ele se tornou mais visível devido a maior discussão acerca desse tema.
O que antes era visto como parte de muitos trabalhos passou a ser enxergado através da lupa dos direitos dos trabalhadores. Você sabe o que é assédio moral e se essa realidade existe dentro da sua empresa? Por menor que seja uma empresa podem acontecer casos desse tipo de assédio entre os funcionários ou mesmo entre o chefe e um subordinado (casos mais comuns).
Em geral, as vítimas desse tipo de assédio demoram a se pronunciar porque não conseguem identificar onde termina o aceitável e começam as atitudes de humilhação e desqualificação. Basicamente, o assédio moral é expor alguém repetidas vezes e de forma prolongada a atos de humilhação, discriminação, desmoralização ou desqualificação.
O ideal é que não haja nenhum tipo de constrangimento entre os funcionários de uma empresa, ou seja, nada de indiretas, apelidos ou qualquer tipo de insinuação que desmereça a outra pessoa.
Uma forma simples de observar se existe algum tipo de assédio moral na sua empresa é ficar atento a um regime do medo. Em geral, a pessoa que é hostilizada passa a evitar o convívio social com os outros funcionários por vergonha da situação pela qual passa.
Saiba que, além de causar constrangimento, esse tipo de atitude pode resultar em efeitos sobre a saúde mental e física do indivíduo. Funcionários que sofrem assédio moral podem desenvolver gastrite, hipertensão arterial, dores de cabeça e até mesmo doenças cardíacas.
Comments
Assédio moral à professores
Exatamente nesta semana, como coordenadora pedagógica de uma escola agendei uma reunião com os pais de uma turma, pelo fato dos mesmos estarem assediando moralmente à professora. Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nenhum relato deste tipo, mas enquadrei o fato como assédio moral por ter como sinônimos humilhação, desrespeito, piadas, ironia...
Esclareci os pais sobre o assédio moral e suas consequências!