Sugerimos que você, e seu grupo, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curri¬culares da área de maneira interdisciplinar. Feito isso, postem a atividade, em formato de artigo, no Portal Em Diálogo (http://www.emdialogo.uff.br/).Se puder, apliquem com seus alunos e discutam como foi .na perspectiva do DCNEM.
Investigação Temática Levantamento do tema – ÁGUA
Estudo da realidade Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial.
- Proporção de água/habitantes
- Comparação entre o volume de água diário gasto por habitante do DF, os índices recomendados pela ONU e o que está disponível para uso.
- Desperdício de água
- Poluição das águas
Problematização Inicial Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade.
- Por que temos que economizar?
- Como evitar o desperdício de água?
- Como funciona o sistema de esgoto e taxação sobre a água?
Organização do conhecimento Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.
Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes.
Princípio de Pascal.
Princípio de Arquimedes.
Densidade e pressão.
Teorema do empuxo.
Materiais e substâncias.
Estados de agregação da matéria.
Sistema internacional de unidades e conversões.
Soluções.
Modelos Atômicos.
Fluxo de matéria e energia
Citologia.
Agricultura Sustentável
Fotossíntese
Metabolismo, anabolismo e catabolismo.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PARA ESTUDO DE CASO
Uso de recortes (Jornais/Revistas)
Debates
Interpretação e produção de textos e imagens.
Trabalho de campo
Leitura da conta de água
Elencar possíveis soluções e sugestões para o manejo sustentável do uso e da presevação dos recursos hídricos no DF.
Aplicação do conhecimento Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.
Mostra de trabalhos e experimentos.
Produção de portfólio processual.
Debate sobre as soluções e sugestões para o manejo sustentável do uso e da preservação dos recursos hídricos no DF.