artigo de tarefa

Sugerimos que você, e seu grupo, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curri¬culares da área de maneira interdisciplinar. Feito isso, postem a atividade, em formato de artigo, no Portal Em Diálogo (http://www.emdialogo.uff.br/).Se puder, apliquem com seus alunos e discutam como foi .na perspectiva do DCNEM.

Investigação Temática  Levantamento do tema – ÁGUA
Estudo da realidade  Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial.
- Proporção de água/habitantes
- Comparação entre o volume de água diário gasto por habitante do DF, os índices recomendados pela ONU e o que está disponível para uso.
- Desperdício de água
- Poluição das águas
Problematização Inicial  Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade.
- Por que temos que economizar?
- Como evitar o desperdício de água?
- Como funciona o sistema de esgoto e taxação sobre a água? 
Organização do conhecimento  Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.
Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes.
 Princípio de Pascal.
 Princípio de Arquimedes.
 Densidade e pressão.
 Teorema do empuxo.
 Materiais e substâncias.
 Estados de agregação da matéria.
 Sistema internacional de unidades e conversões.
 Soluções.
 Modelos Atômicos.
 Fluxo de matéria e energia
 Citologia.
 Agricultura Sustentável
 Fotossíntese
 Metabolismo, anabolismo e catabolismo.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PARA ESTUDO DE CASO
 Uso de recortes (Jornais/Revistas)
 Debates
 Interpretação e produção de textos e imagens.
 Trabalho de campo
 Leitura da conta de água
 Elencar possíveis soluções e sugestões para o manejo sustentável do uso e da presevação dos recursos hídricos no DF.
Aplicação do conhecimento  Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.
 Mostra de trabalhos e experimentos.
 Produção de portfólio processual.
 Debate sobre as soluções e sugestões para o manejo sustentável do uso e da preservação dos recursos hídricos no DF.