Na historinha Mafalda afirma que os habitantes do hemisfério Sul vivem "de cabeça pra baixo", baseada na observação do globo terrestre. Você concorda com a afirmação dela?
Se as ideias da gente caem eu não sei, mas que devemos estar “de cabeça pra baixo” eu tenho que concordar! Tenho? Pelas teorias da física, sim, pois a gravidade atrai todos os corpos situados na superfície da Terra para o seu centro. Massa atrai massa, e a força que nos mantém unidos ao planeta (que por sua vez gira no espaço) é representada por um vetor orientado para o centro do mesmo, numa direção perpendicular à reta tangente em qualquer ponto da superfície, onde estamos. Então, a Mafalda deve estar certa ao dizer que as pessoas do hemisfério Sul vivem de cabeça pra baixo! Estranho, você já se imaginou assim?
No entanto, sempre temos que partir de um referencial para realizar qualquer observação, por exemplo: (1) se olharmos a partir de nós mesmos, diremos que os habitantes do hemisfério Norte estão de cabeça pra baixo; (2) se olharmos a partir da linha do Equador, diremos que há pessoas nos dois hemisférios “vivendo deitados”; (3) se olharmos a Terra estando fora dela, diremos que uma parte está de cabeça para baixo e outra para cima... Isso é algo muito estranho, mas é o que Einstein chamou em sua essência de relatividade, ou seja, qualquer resposta é relativa ao referencial adotado – e quem observa geralmente se coloca no referencial escolhido (1, 2 ou 3) para observar os fenômenos. Ficou em dúvida? Converse com seu professor, e deixe o seu comentário também.
Comments
dúvida terrestre
Primeiramente acho,que cada pessoa tem um ponto de vista chego a ter que concordar que des dos meu 5 anos de idade até os meu 14 (idade atual),acho que não é o carro que se movimenta e suim as ruas,calçadas,árvores,etc...
Também achava que nos não andavamos e sim as calcadas que ficavam girando como uma escada rolante só que o seu motor era a raiz das árvores.
como eu falei,cada pessoa tem um modo de pensar e eu concordo com cada modo,não por eu ser BIPOLAR (mudar de opinioes diversas vezes (no meu vocabulario) ),mas sim por ser ,ou tentar ser uma pesoa racial que sabe respeitar o que os outros pensam.