O objeto de estudo é a importância da água como forma de manutenção da vivência societária. Esse problema fora escolhido como forma de desvelar as adversidades pelas quais passam atualmente oito Estados Membros da Federação, sobretudo, o Estado de São Paulo e o Distrito Federal.
O primeiro problema apontado pelo estudo conjunto entre os professores do CEM 404 é a escassez da água. Na sequência, apresenta-se também como problema a má utilização dos recursos hídricos. Como subproblemas, foram elencadas as seguintes causas: o crescimento desordenado dos centros urbanos e a ausência de políticas públicas para a conscientização do uso racional do recurso em voga.
O desenho do plano de investigação é constituído das possibilidades de resolução da problemática apresentada. Destarte, como forma geral, tem-se a criação de sistemas de reaproveitamento dos recursos hídricos, bem como o uso consciente, além do estabelecimento de políticas públicas de caráter integrativo entre a sociedade e o problema apresentado.
O desenvolvimento para a resolução dos problemas apresentados passa pelo impacto demonstrado a partir do desvelamento das consequências para a região, bem como pela sensibilização para a utilização consciente dos recursos hídricos, além de arborização como forma integrativa do meio ambiente do qual faz parte a problemática em voga.
O enquadramento do objetivo de estudo dos conteúdos programáticos do ensino médio far-se-á em todos os segmentos, isto é, primeiro, segundo e terceiro anos. Dessa forma, busca-se a abrangência de todos os ciclos da educação no ensino médio, uma vez que estão temporalmente minimizados. Ressalta-se que o objetivo deste é estabelecer a integração resolutiva entre os discentes e o imbróglio estabelecido.
Quanto à execução prática do plano de investigação, a relação teoria e prática consubstanciar-se-á desde a organização de seminários, palestras, pesquisas de campo, bem como sua consecução em sala de aula com o auxílio de componentes tecnológicos.
A interpretação e a avaliação dos resultados do processo dar-se-ão a partir da produção de relatórios de grupos discentes que acompanharão todas as etapas em que configurarem passiva ou ativamente. A partir do material colhido, bem como dos relatórios produzidos também pelos docentes, ter-se-á uma percepção dos objetivos trabalhados e do alcance dos resultados preteridos, como em uma amálgama interpretativa. Após esse procedimento, iniciar-se-á a produção de um artigo, por parte dos docentes envolvidos no processo, a fim de sistematizar como se deram todas as etapas, bem como a produção dos resultados previamente estabelecidos.