Africanidades

PROJETO AFRICANIDADES
1.  Investigação Temática

Origem afro-étnica e cultural do povo brasileiro ().

2. Estudo da realidade

A África foi sempre renegada como objeto de conhecimento, ante a valorização da nossa origem étnica e cultural europeia. Entretanto, assim como os demais continentes, a África foi elemento importante na construção da identidade brasileira, sendo o seu estudo, e consequente valorização, essencial para compreensão da identidade do povo brasileiro e respeito à diversidade em nosso país.

3. Problematização inicial

Qual a origem do preconceito racial?

4. Aplicação do conhecimento

Todas as turmas da escola deverão se envolver nesse projeto, que culminará em uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos, por meio de apresentações artísticas (danças), exposição de murais, preparação de comidas típicas dos países estudados e exposição oral das características desses países com ornamentação das salas de aula para representá-los.
Os professores das disciplinas envolvidas no projeto deverão trabalhar os assuntos sugeridos, em sala de aula, vinculando-os ao conteúdo programático previsto.
Na realização do projeto, desenvolver-se-ão as seguintes atividades:
 Leitura e discussão de textos relacionados aos temas.
 Pesquisas sobre os países indicados para estudo.
 Exposição e discussão do filme “Quanto vale ou é por quilo?”
 Apresentação de danças típicas dos países africanos.
 Pesquisa e apreciação das comidas típicas africanas e as relações com a culinária tipicamente brasileira.
 Elaboração de murais que abordem os problemas sociais, o turismo, os mitos e as lendas, bem como a literatura, dos países estudados.
 Elaboração de textos escritos para composição dos murais e orais para explanação dos conhecimentos adquiridos nas pesquisas.
 Pesquisa e estudo sobre a literatura africana.
 Debates sobre preconceito racial e cotas.
 Discussão sobre o processo de predominância de línguas na formação de um povo (imposição colonial).
 Visita dos alunos às embaixadas dos países em estudo para coleta de informações e materiais para exposição na culminância do Projeto.

5. Organização do conhecimento

Os assuntos abaixo relacionados deverão ser estudados em sala de aula pelas respectivas disciplinas:

a) Língua Portuguesa

 Etimologia da língua portuguesa com enfoque na contribuição das línguas africanas.
 Literatura africana.
 Leitura e produção de textos.
 Análise crítica do conto de Machado de Assis “Pai contra mãe”.
 Releitura do Navio Negreiro de Castro Alves.

b) Inglês

 Estudo das línguas dos países colonizados pelos ingleses.
 Patente dos produtos.

c) Educação Física e Arte

 Música/musicalidade africana.
 Danças típicas africanas e sua relação com as danças e ritmos brasileiros.
 O racismo no futebol.

d) Geografia, Sociologia e História

 Localização espaço-territorial dos países africanos.
 População.
 Processo de migração e escravização.
 Formação dos quilombos no Brasil.
 Abolição da escravatura e as questões sociais atuais (formação de favelas, cotas etc.)
 Leis brasileiras contra o racismo e sua atual aplicação.

e) Biologia

 Genética e miscigenação.
 Histologia (estudo da melanina e adaptação ao meio natural).

f) Química

 Tipos de proteínas/Calorias

g) Física

 Energia interna/Quantidade de calor

6. Resultado

Após estudos, pesquisas e discussão sobre diversos países da África com enfoque na formação do povo brasileiro, espera-se que a conscientização da importância dos povos para a formação étnico-cultural do nosso povo contribua para um processo de erradicação de todos os tipos de preconceito contra os povos africanos e, em especial, contra o preconceito racial dentro do nosso país.