COLÉGIO ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA
MUNICÍPIO: INÁCIO MARTINS-PARANÁ 2014
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO-ETAPA 1 CADERNO 3
O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e os Desafios da Formação Humana Integral.
GRUPO 1
PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro
PROFESSORA CURSISTA: Joanita Aparecida dos Santos, Mara Regina Siebre Fleck Silvia de Lima Capote, Salete Terezinha Ignachewski, Vilma Salete dos Santos Pereira.
A formação dos sujeitos do Ensino médio é uma preocupação constante, com a integração no processo de ensino, permanência e principalmente a qualidade da educação a qual se tornou alvo de reflexão e questionamento.
Os governos brasileiros ao longo da história têm dado grande importância à formação do currículo escolar, mas as reformas curriculares fracassam. A elaboração do currículo é voltada para a situação econômica do país, devendo ser feito readaptação constantemente dependendo do momento em que vivemos.
A reformulação do currículo do ensino médio deve levar em consideração a integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Para a formação integral do ser humano ele deverá ter acesso ao conhecimento cientifico tecnológico produzido a partir dos conhecimentos acumulados pela humanidade, que possibilite a formação desse conhecimento para atuar no mercado de trabalho. A implantação do ensino médio integrado deverá ter como eixo a ciência, a tecnologia a cultura e o trabalho. Para atender essa proposta precisa adequar o currículo, e mudar o PPP que estabelecera os rumos da organização curricular que vai matematizar a proposta da oferta sobre outra visão de educação.
Para organizar o currículo de forma integrada precisa romper com as oposições consolidada ao longo dos tempos. Na organização curricular precisa levar em considerações as relações entre os conhecimentos gerais e específicos e que seja construída de forma continua ao longo da formação, sob os eixo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, ao invés de, inicialmente, se concentrar somente em conteúdos, vinculados à educação geral e, posteriormente, proporcionar os componentes curriculares da formação técnica específica
. Proporcionar o estudante uma formação integral, que tenha ligação com a sua vida diária proporcionando acesso aos conhecimentos da ciência oportunizando melhor preparo para o trabalho e para o exercício da cidadania. Uma formação voltada para superar os desafios e melhorar a sua condição na sociedade em que vive.
A proposta do MEC e SEED é redesenhar o currículo e criar alternativas para os jovens seguirem adiante com seus estudos. A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades Formação humana e integral. Assim teremos a oportunidade de juntos organizar o currículo para que se efetive na pratica o grande desafio da escola que a qualidade do ensino e a inclusão social. Esse contexto demonstra a necessidade de nós educadores repensar sempre nossa prática, através de debate. Esses desafios possam integrar o currículo nas escolas de maneira a oportunizar a todos os alunos uma educação integral e de qualidade com conteúdo mais significativo para nossos educandos, tornando-se cidadãos críticos e emancipados, capazes de como sujeito exercerem seus papeis na sociedade.
Referência
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno III : o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafi o da formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Carlos Artexes Simões, Monica Ribeiro da Silva]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.