Matemática

Profeto Foguete - Etapa II - Caderno III

Colégio   Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu

Etapa II – Caderno III

Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.

Aprenda a fazer contas de multiplicação, sem cálculo!

Já imaginou resolver multiplicações sem cálculos?

Se você é daqueles que não se dá bem com matemática e precisa sempre de uma calculadora para fazer contas de multiplicação, aqui vai uma dica, ou melhor, um truque bem útil para ajudar daqui para frente. E não precisa de cálculo!

Foi divulgado na internet um vídeo que explica direitinho esse macete para ser usado quando a calculadora não é uma opção. É uma forma simples de fazer qualquer conta de multiplicação sem precisar quebrar a cabeça.

História da Matemática

A gente se pergunta por que temos que aprender aquele tanto de fórmulas e fazer aquele tanto de raciocínio nos exercícios de matemática, sendo que dificilmente usamos essas coisas fora da sala de aula, exceto, talvez, pela aritimética básica e um pouco de porcentagem. Realmente o ensino da matemática é um tanto abstrato na escola, distanciando o aluno do interesse pela aula, deixando-o distante da comprrensão do que ela pode servir para entender e transformar o mundo.

Calendário Matemático - III Festival Imagens EMdiálogo

Video enviado para o III Festival Imagens EMdiálogo, pela Escola Sagrado Corazón de Jesús, pertencente à comunidade indígena dos povos Sikuani de Cumaribo, na Colômbia.

 

Os jovens campeões da ciência

Medalha de ouro de brasileiro nas olimpíadas, seja qual for o esporte, produz uma enorme repercussão, com direito a foto na primeira página do jornal. A notícia que quase não sai nos jornais -- ou sai escondidinha -- é a quantidade de medalhas brasileiras em olimpíadas científicas para jovens. E não são poucas as medalhas e títulos. O Brasil já participa em 10 disciplinas, sem falar que temos 12 nacionais - consideradas sempre como um estímulo para despertar talentos científicos. Se sabidamente temos deficiências educacionais, quem seriam estão esses gênios?

LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA - Colégio Estadual Hebe Camargo

Conheça o LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA.

Laboratório este que nasceu quando percebi a necessidade de criação de materiais manipulativos específicos para a melhoria do aprendizado de Matemática  no Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba seria facilitada pela abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada,

iniciei então, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde objetos de aprendizagem mediadores do aprendizado de Matemática  são confeccionados com material doado pela comunidade  escolar.

matemática – 2° ano – parte 1

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

Narração Inicial: Professor David Rocha

matemática – multiplicação em grade

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

matemática – adição básica

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

matemática – subtração básica

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

matemática – regra dos sinais

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

Narração Inicial: Professor David Rocha

matemática – fração

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara = Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

Narração Inicial: Professor David Rocha

Matemática Animada

Este filme faz parte de um projeto idealizado pelo professor David Rocha do Centro Educacional Taquara - Distrito Federal e tem como objetivo facilitar o ensino de matemática. Ele se apresenta, modestamente, como mais um recurso didático para o professor, já que pode ser utilizado em DVD, Data-show  ou na sala de informática. Mas seu principal objetivo é fornecer ao aluno um material didático diferente e lúdico para ele estudar em casa com sua família e amigos.

Você já conhece o jogo 2048?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Somar os números:

2+2=4  / 4+4=8 / 8+8=16 / 16+16=32 / 32+32= 64 / 64+64=128 / 128+128=256/ 256+256=512 / 512+512= 1024 / 1024+1024= 2048

A Cartomante

Uma menina quer ser uma cartomante como sua tia e para tanto deve aprender um pouco sobre combinatórios, arranjos, fatorial e permutações.

 

Objetivos:

- Apresentar o conceito de Combinação;

- Apresentar o conceito de Arranjo e Fatorial.

 

Conteúdos:

- COMBINAÇÃO

- PERMUTAÇÃO

- FATORIAL

- ARRANJO

- ANÁLISE COMBINATÓRA

 

 

Fonte: Matemática Multimídia 

http://m3.ime.unicamp.br/

 

Divulgar conteúdo