LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA - Colégio Estadual Hebe Camargo

Conheça o LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA.

Laboratório este que nasceu quando percebi a necessidade de criação de materiais manipulativos específicos para a melhoria do aprendizado de Matemática  no Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba seria facilitada pela abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada,

iniciei então, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde objetos de aprendizagem mediadores do aprendizado de Matemática  são confeccionados com material doado pela comunidade  escolar.

Neste espaço, os materiais são construídos segundo duas vertentes: a primeira contempla os fundamentos matemáticos necessários ao bom andamento do processo de ensino aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A segunda contempla as habilidades e competências descritas no Currículo Mínimo 2014-1º ano do ensino médio à medida em que os temas são trabalhados com as turmas durante o ano letivo. Tenho observado que a interação dos alunos com o material manipulável aumentou o interesse e consequentemente o rendimento do alunado na disciplina. Até mesmo alunos avessos à Matemática passaram a vê-la como algo interessante e divertido.

O projeto tem total apoio da direção da escola que fornece os subsídios não recicláveis para a construção do material manipulável, esperamos que ao final dos 3 anos de escolaridade das turmas ingressantes na unidade escolar  em 2014, o acervo do Laboratório alcance todo o currículo mínimo de Matemática (SEEDUCRJ) para o Ensino Médio.

Professores interessados em montar um laboratório sustentável em sua escola podem  acompanhar o desenvolvimento do projeto, a construção dos objetos de aprendizagem e as sequências didáticas realizadas, no blog:

www.laboratoriosustentaveldematematica.com