Programa Justiça ao Jovem

O Programa Justiça ao Jovem, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançado em junho de 2010, sob a denominação de Medida Justa, foi elaborado para que os adolescentes sob custódia do Estado tenham tratamento diferenciado dos adultos, hoje cuidados pelo Mutirão Carcerário.

O Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e (DMF/CNJ) é responsável por coordenar o projeto, cuja primeira etapa consistiu em mapear as unidades de internação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, diagnosticando a situação das medidas socioeducativas em todo o Brasil.

Em 2012 – e diante da edição da Lei 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo -, inicia-se a segunda etapa do Programa.

Desta vez, o foco está no aperfeiçoamento das Varas da Infância e Juventude com competência infracional, através da realização de cursos e treinamentos conduzidos por magistrados com experiência na área de execução de medida socioeducativa e por técnicos do Judiciário, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

 

Comunidades:

Comments

imagem de Jaquelinne Alcantara Soares

Muito bom!

É isso! Educar para recuperar, inserir esses jovens na sociedade com dignidade e respeito. É preciso dar novas chances, quantas forem precisos para que não se perca mais nenhuma pessoa.

O que vocês acham? Vamos lá! Comentem.

É um assunto muito polêmico, que gera milhões de opiniões e esbarra em muitos preconceitos, pensem nisso!

Vote neste Comentário
imagem de KÁTIA APARECIDA DA SILVA NUNES MIRANDA

OLHAR ATENTO

Este olhar atento e especial será primordial para o desenvolvimento de ações socioeducativas sustentadas nos principios dos direitos humanos.

Vote neste Comentário