Estudantes são premiados em Olimpíada de Matemática

A presidente Dilma Rousseff entregou nesta segunda-feira (27) no Theatro Municipal do Rio as medalhas de ouro da 7ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Mais de 18 milhões de alunos de 44 mil escolas em todo Brasil participaram dos jogos.

Entre os premiados com medalha de ouro estão Indiana Jhones dos Santos, de uma colônia de pescadores em Coruripe (AL), João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE), Álvaro Tavares de Oliveira, de Parnamirim (RN), Dante Henrique Andrade de Oliveira, de Passos (MG) e Marli dos Reis Cantarino, de Rio Grande da Serra (SP).

A OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. O prêmio é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação.

Durante a cerimônia, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, disse que o Governo Federal pretende integrar a Obemp às olimpíadas de outras matérias como português, história e gastronomia. A ideia é que as competições sejam realizadas progressivamente de forma simultânea até 2016. De acordo com Mercadante, no ano em que o Rio de Janeiro vai receber os Jogos Olímpicos o governo quer realizar uma grande Olimpíada do conhecimento inclusive com a participação de alunos de outros países.

Realizada em mais de 99% dos municípios brasileiros, a OBMEP revela talentos tanto de grandes cidades quanto de pequenos municípios do interior do País.

Também foram premiados 131 professores, que ganharam um computador portátil com programas para o ensino da matemática, e 84 escolas, que, além do computador portátil, receberam um kit de projeção móvel, com tela e datashow.

imagem de wanda Meguins

O Pará também tem premiados!

Os dois estudantes medalhistas estudam em escolas federais de ensino de Belém. Andson é aluno do primeiro ano do ensino médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará e Mateus também cursa a primeira série do ensino médio, mas na Escola Tenente Rêgo Barros Chaves, colégio da Aeronáutica.

Os talentos estão por toda parte, esperando estimulo e investimento em educação de qualidade.

Parabéns a todos os alunos premiados.

Vote neste Comentário