Tudo como antes, no Santo Expedito

Matéria do Jornal Extra de 27/07/2012- Coluna ExtraExtra- Berenice Seara

Representantes do Ministério Público estiveram, esta semana, no Educandário Santo Expedito, em Bangu, local de internação de adolescentes infratores entre 16 e 21 anos.

Embora a unidade agora seja vinculada à Secretaria de Educação, eles não viram um só menor estudando. Estavam todos ociosos, sem qualquer atividade.

Detalhe: o Santo Expedito já chegou a abrigar centenas de infratores, mas, atualmente, conta com apenas 108 internos. Não conseguir  recuperar um grupo tão pequeno de jovens é passar atestado de incompetência, atestaram os promotores

Para o Ministério Público, não adianta o Degase ficar vinculado à Secretaria de Educação - mas continuar sob o comando de um policial militar.

Os promotores também querem a implantação de uma proposta pedagógica diferente.

Os infratores permanecem pouco tempo internados e, por isso, não podem ter férias escolares, por exemplo, como acontece atualmente.

imagem de Daiane Tavares

Não faz mesmo sentido que

Não faz mesmo sentido que esses jovens tenham férias já que o que lhes resta longe da escola é ficar enclausurado no alojamento. Em 2008, a Secretaria de Estado de Educação estava garantindo uma remuneração especial para os professores que tinham disponibilidade e interesse em atuar  no período das férias, mas pelo visto isso não está ocorrendo. De qualquer forma essa ação se constituia como um paliativo e não como uma proposta de reorganizar a unidade de internação e a unidade escolar para atender as demandas dos adolescentes em cumprimento de medida.

Parece que ainda não há compreensão de que as unidades do DEGASE precisam ter um caráter pedagógio, o que justifica o fato do Departamento estar vinculado à Secretaria de Estado de Educação. O que percebemos é que as unidades não possuem um Projeto Político Pedagógico e o trabalho desenvolvido não considera a escolarização formal como parte desse projeto. Na verdade, toda a lógica e concepção acerca do Sistema Socioeducativo precisa mudar se, de fato, o interesse é tornar esse espaço capaz de possibilitar novas perpectivas de vida para esses meninos e meninas. A escolarização formal  e os espaços formativos não formais devem ser garantidos e compreendidos como a única forma das unidades se tornarem espaços de aprendizagens e formação humana e não um espaço repressor e meramente punitivo.

O SINASE já aponta alguns caminhos, o que falta é a implementação do que já é lei.

Vote neste Comentário