Praça EMdiálogo

Você já deve ter reparado que a vida no Portal EMdiálogo acontece nas comunidades temáticas, certo? Queremos que as comunidades expressem acúmulos de conhecimentos e compartilhem saberes e experiências. Por isso, somente participantes inscritos podem publicar nas comunidades.

Mas, na comunidade PRAÇA EMDIÁLOGO a conversa é diferente. Você não precisa tratar de um tema específico. Traga a sua questão, ideia, bronca, crítica, sugestão, dúvida ou mesmo a simples vontade de encontrar novas pessoas e velhos amigos. Escreva, poste um vídeo ou áudio. Dê o seu recado e participe do diálogo sobre o que é ser jovem e estudante do Ensino Médio no Brasil.

MP do Ensino Médio – Análises, Entrevistas, Manifestos, Documentos

Organizei nesta postagem entrevistas, textos de análises, reportagens, vídeos e outros materiais que nos ajudem na discussão e tomada de posições sobre a Medida Provisória Nº – 746, de 22 de setembro de 2016, que altera a LDB e o Ensino Médio. A lista não é exaustiva e será permanentemente atualizada.

Projet Français- Prof Rosana Correia

Projeto de francês E1sobre, Léopold Sédar Senghor

Sobe, de novo, o número de escolas ocupadas: pela manhã, eram 105; na hora do almoço, 118; veja a lista completa

 

 

 

118 ESCOLAS OCUPADAS! E REINTEGRAÇÕES DE POSSE SUSPENSAS!

Não fechem minha escola

Ação derruba todas as reintegrações de posse de escolas por todo estado! Luta que segue.

Veja lista completa atualizada agora, na hora do almoço:

TJ nega recurso do governo Alckmin para reintegração de posse das escolas ocupadas

 

 

 

 

Para desembargadores, o movimento de estudantes não pretende tomar posse dos prédios pertencentes ao governo do Estado e sim se manifestar contra a reorganização que fecha dezenas de escolas públicas, que não foi devidamente discutida com as comunidades escolares e a população em geral

Da Rede Brasil Atual

Temática 5 - Matemática

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

COLÉGIO ESTADUAL PADRE NICOLAU BALTASAR – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, CASTRO- PARANÁ

ATIVIDADE REFLEXÃO E AÇÃO P.23 CADERNO DE MATEMÁTICA

A MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE

Atividade caderno de Matemática

Subprojeto
Por quê?
O que?
Como?
Dimensões
Evento: Gincana entre equipes da escola.
- Valorizar os interesses dos jovens;
- Compartilhar e divertir;
- Incentivar e aperfeiçoar  habilidades musicais ou artísticas.
-Desenvolvimento da gincana.
- Promover os ensaios;
- Organizar a montagem dos figurinos, cenário, som, etc.
- Trabalho;
- Cultura;
- Ciência;
- Tecnologia.
Logotipo: Desenvolvimento de logotipos para identificação dos grupos.
- Incentivar a expressão gráfica;

CADERNO V – MATEMÁTICA - Colégio Lysímaco Ferreira da Costa Curitiba Pr.

CADERNO V – MATEMÁTICA - Colégio Lysímaco Ferreira da Costa  Curitiba  Pr.

'A lógica do mercado prevalece na educação chilena'

 

 

Grandes grupos econômicos controlam escolas para fomentar sua ideologia

Uma das escolas que mais se destacam no Enem em todo o país, o Pensi, é de propriedade de um dos homens mais ricos do mundo: Jorge Paulo Lemann. Ele já era dono também o Grupo Eleva, outro conceituado modelo de ensino pelos resultados alcançados. A dedicação do bilionário não vem ao acaso ou se dá por inspiração.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COLÉGIO PADRE NICOLAU BALTASAR- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO-CASTRO - PARANÁ
Curso: Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio
Equipe: - Andréa Aparecida  Magnani
              - Dirce de Biassio
              - Janete Binhara Musial
             - Joel Acelino Freski
             - Josemary Rodrigues

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COLÉGIO PADRE NICOLAU BALTASAR- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO-CASTRO - PARANÁ
Curso: Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio
Equipe: - Andréa Aparecida  Magnani
              - Dirce de Biassio
              - Janete Binhara Musial
             - Joel Acelino Freski
             - Josemary Rodrigues

CADERNO IV - Linguagens – Colégio Lysímaco Ferreira da Costa

Reflexão e Ação 1

Este estudo busca subsídios para pensar as linguagens propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Língua portuguesa, Língua Materna (população indígena) Língua Estrangeira, Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e Educação Física.

CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS - Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa.

CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS

O SENTIDO DO "FAZER CIÊNCIA"

COLÉGIO ESTADUAL PADRE CLÁUDIO MORELLI – Ensino Fundamental e Médio
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II

REFLEXÃO EM AÇÃO – CADERNO III – Ciências da natureza

SENTIDO DO “FAZER CIÊNCIA”

CADERNO III Ciências da Natureza – Colégio LysÍmaco

CADERNO III  Ciências da Natureza – Colégio LysÍmaco
1.
a) Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da biologia: preservação do território, a sobrevivência e a evolução.
b) Esse tipo de exercício oportuniza aos alunos: criar hipóteses, sistematizar o conhecimento aprendido de forma organizada, nesse caso a leitura de gráficos e reconhecer as relações de interdependência entre os seres vivos e destes com o meio em que vivem.

A diversidade e os desafios da escola

É muito desafiador trabalhar atualmente com a diversidade e a pluralidade. O aluno tem acesso fácil as informações o tempo todo, porém não sabem selecionar o conteúdo que lhes é exposto e muitas vezes repetem o que viram ou ouviram sem pensar/ refletir sobre o assunto ou verem os “dois lados” de uma mesma situação o que pode levar aos pré-conceitos; podem até ser liberais com questões relacionadas a seu modo de vida, porém julgam o modo de vida de outras pessoas.

PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E A MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA.

EEEFM “ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO”
ETAPA II – CADERNO V – MATEMÁTICA
DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICO-CURRICULARES (P. 32 A 42)
REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE – PAGINA 42
ARTIGO: PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E A MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA.
AUTORA: RITA DE CÁSSIA PEREIRA MESQUITA
ORIENTADORAS DE ESTUDO: MARTHA CELLIN E NÍVIA AMARAL MARES

1. INTRODUÇÃO

ETAPA II CADERNO V PÁGINA 42

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHEK FRANCISCO BADARÓ-MG- S R E ARAÇUAÍ
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Atividade 5 do caderno 5 etapa 2- PÁGINA 42
RESPONSÁVEIS: PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO DO ENSINO MÉDIO-2015
ORIENTADORA: Rosimar Lidiana Pinheiro de J. Simões
CURSISTAS: Luiza Rosemary da Cruz, Lílian R.P.Jardim, Kátia Maria Calazans, Lucinéia Marques de Abreu, Marta Magaly dos Santos, Adão Carlos Pereira, Elaine Soares Aguilar.

Divulgar conteúdo