Esse vídeo bombou nas redes sociais nos últimos tempos. Mostra um professor super descolado, dando uma aula de química cantando funk. É interessante perceber a interação do professor com os/as alunos/as, a relação estabelecida entre eles...
Será que se tivevéssemos aulas mais interessantes, teríamos menos "alunos/as bagunceiros/as"?
Primeiramente, temos que pensar sobre o que é uma sala "tranquila", que "proporciona bons aprendizados"... Uma sala com alunos/as super calados/as, significa que eles/as estão aprendendo?
Será que nessa aula com o professor de química, os/as alunos/as aprenderam? Você aprenderia? Você já teve uma aula como essa? O que você pensa sobre a relação de ter aulas mais legais e ter menos alunos/as dispersos/as?
Diz aí o que você pensa..
Comments
Visita ao portal com @s alun@s
Hoje, primeiro dia com os alunos da EEFM Edmilson Guimarães de Almeida UV10 (Conjunto Ceará - Fortaleza- Ceará) visitando o portal Emdiálogo. A partir de discussões sobre como seriam melhores as aulas e a escola se convidasse o aluno a participar das aulas, estimulando-o. Apresentei este vídeo a eles e eles adoraram! Riram muito!! Ficaram atentos com a maneira de dar aulas e além disso assimilarem o que está sendo dito pelo professor.
- Ah se a gente tivesse um professor assim...
Foi a fala de um deles. Daí reflito: Como nós, como facilitador@s da aprendizagem do aluno podemos tornar nossas aulas menos cansativas e mais estimulantes?
Mostrar este video foi um bom começo!
Ei Fran Bernardino!
Fico muito feliz em ver o seu empenho em refletir sobre a prática, em querer sempre melhorar... Acredito que o caminho é esse mesmo! Parabéns!
Adorei saber da reação dos/as alunos/as. A minha foi bem parecida. rs :)
Também fiquei observando as maneiras que esse professor utiliza para estabelecer relações com os alunos... E o mais interessante é que ele não pede para que os/as alunos/as façam "silêncio" em momento algum do vídeo. Eles ficam ali, na espectativa, querendo saber o que vem depois, qual é a próxima parte da aula...
Sempre acreditei na relação de cumplicidade, sabe? Penso que construir junto, professores/as e alunos/as, formas, maneiras de se ensinar e aprender, seja o início de muita aprendizagem para ambos os lados. Começar a discussão mostrando o vídeo para eles/as, querendo saber o que eles/as acharam, o que pensam a respeito, já foi super interessante! Eles/as devem ter gostado muito do momento, da discussão.
Olá, Aline Ferreira! ;)
Que bom querida!!
Sim. Acredito no pensar sobre a prática sempre. É uma seta que vai e outra que vem, simultaneamente. Foi um começo, dentre os inúmeros que podem e vão surgir nesta nossa caminhada conjunta. A partir dali, discutimos sobre vários pontos que circundam o universo do jovem. Desde as aulas desinteressantes que podem vir a ser mais dinâmicas, até assuntos que perpassam a esfera da escola, o respeito pelas diferenças foi um deles.
Obrigada pelo feedback! Estamos junt@s!
forte abraço,
fran.
... em diálogo, Fran Bernardino!
A conversa ter tomado outros rumos e a partir daí surgir várias discussões sobre temáticas diversas, foi legal demais. ;)
Por nada, Fran Benardino! Continuar o diálogo é sempre bom.. Seria super interessante se eles viessem até o Portal para comentar e expressar o que pensam sobre os assuntos. Alunos/as de diversas partes do Brasil poderiam juntos, pensar formas e dinâmicas para as aulas serem mais estimulantes, como você questionou no primeiro comentário.
Alunos/as, professores/as, comunidade e demais interessados na melhoria do ensino público no Brasil, pensando em um ensino médio de qualidade.
Sigamos em diálogo, Fran!
É sempre um prazer ;)
Super abraço!
Ficou famoso o cara oh!
http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/alem-de-professor-d...
É outro
É outro sujeito, tem mais experiência da química com o rap por aí.
aula musical
um professor que tinha uma forma diferente de explicar a sua materia em forma do funk muito interessante fazendo tornar uma aula agradavel.
Muito interesante e legal o
Muito interesante e legal o jeito dele esplicar o conteudo da matéria pois é um jeito muito diferente dos outros professores,e desse jeito as aulas tornam mas agradavel!!!!
Química com funk, mistura possível?
Bom eu gostei muito do video, pois eu percebi que o professor teve uma nova ideia para ensinar os alunos de uma maneira diferente e que eu acredito que eles iram aprender mais pois é uma coisa que eles gostam dessa forma muit criativa , pois os alunos iram aprender mais facil por que é uma coisa diferente e que eles se intereça bastante ... eu adoraria ter um professor assim conserteza eu aprenderia muito mais ...
Como seria mais legais e
Como seria mais legais e divertidas as aulas com professores assim, muitaos alunos talvez aprendriam mais fácil, do meu ponto de vista seria muito bom. :D
Uma aula interesante.
O professor foi super criativo em ter a idéia de modificar suas aulas. Por que ao fazer suas explicações em forma de funk, deixou suas aulas mais legais, fez com que os alunos ficassem mais interesados e prestassem mais atenção no conteúdo que estava sendo explicado.
é muito legal, uma maneira
é muito legal, uma maneira diferente mais experta de aprender
Química
Esse professor é muito fera, e tem uma grande criatividade em sua forma de explicar o conteúdo de química para seus alunos... Adoreiii!!!!
OIIII
Muito legal esse vídeo, adorei, uma boa forma e mais fácil de ser gravada!!!! Ameiiii.....
quimica
Achei uma maneira bem discontraida de aprender, sem ser muito cansativo durante as aulas e tambem um jeito mais divertido de um professor ensinar turante as suas aulas .
quimica
acho que é foi muito bom e engrasado deu apreder um pouco. elaine
Multiculturalismo
A escola na atualidade pode ser considerada multicultural, os alunos possuem identificações e identidades distintas, não mais um pequeno grupo homogêneo proveniente de certa camada social. A demanda deles por aulas contextualizadas é manifesta. Assim, a metodologia utilizada pelo professor do vídeo me pareceu lovável, pois uma das necessidades atuais da profissão docente é estratégia para "alcançar" todos os alunos. O uso de recurso é importante para isso: músicas, vídeos, fotos etc. podem contribuir bastante com a explicação. Além disso, ter um pouquinho de bom humor e talento ajudam, assim como ajudou ao profissional do vídeo.
Abraços.
Motivação através da música
Esse tipo de aula cria uma interação professor-aluno, contribuíndo no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, faz-se necessário que o professor ao utilizar essa metodologia, esteja bem preparado e tenha muito domínio de conteúdo, conforme mostrado no vídeo.
É de suma importância, fazer uso de diversas linguagens em sala de aula, visando atingir o máximo possível da participação e interesse dos alunos.
Professores do Colégio Maria Aguiar (JUBEMI) - 26/09/2013
Shirlei Venturi; Rosália Tauíl; Heidi Mara; Sandra; Cláudia Fernandes.