Química com funk, mistura possível?

Esse vídeo bombou nas redes sociais nos últimos tempos. Mostra um professor super descolado, dando uma aula de química cantando funk. É interessante perceber a interação do professor com os/as alunos/as, a relação estabelecida entre eles...

Será que se tivevéssemos aulas mais interessantes, teríamos menos "alunos/as bagunceiros/as"?

Primeiramente, temos que pensar sobre o que é uma sala "tranquila", que "proporciona bons aprendizados"... Uma sala com alunos/as super calados/as, significa que eles/as estão aprendendo?

Será que nessa aula com o professor de química, os/as alunos/as aprenderam? Você aprenderia? Você já teve uma aula como essa? O que você pensa sobre a relação de ter aulas mais legais e ter menos alunos/as dispersos/as?

Diz aí o que você pensa..

 

 

Comunidades:

Comments

imagem de Fran Bernardino

Visita ao portal com @s alun@s

Hoje, primeiro dia com os alunos da EEFM Edmilson Guimarães de Almeida UV10 (Conjunto Ceará - Fortaleza- Ceará) visitando o portal Emdiálogo. A partir de discussões sobre como seriam melhores as aulas e a escola se convidasse o aluno a participar das aulas, estimulando-o. Apresentei este vídeo a eles e eles adoraram! Riram muito!! Ficaram atentos com a maneira de dar aulas e além disso assimilarem o que está sendo dito pelo professor.

- Ah se a gente tivesse um professor assim...

Foi a fala de um deles. Daí reflito: Como nós, como facilitador@s da aprendizagem do aluno podemos tornar nossas aulas menos cansativas  e mais estimulantes?

 

Mostrar este video foi um bom começo!

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

Ei Fran Bernardino!

Fico muito feliz em ver o seu empenho em refletir sobre a prática, em querer sempre melhorar... Acredito que o caminho é esse mesmo! Parabéns!

Adorei saber da reação dos/as alunos/as. A minha foi bem parecida. rs :)

Também fiquei observando as maneiras que esse professor utiliza para estabelecer relações com os alunos... E o mais interessante é que ele não pede para que os/as alunos/as façam "silêncio" em momento algum do vídeo. Eles ficam ali, na espectativa, querendo saber o que vem depois, qual é a próxima parte da aula...

Sempre acreditei na relação de cumplicidade, sabe? Penso que construir junto, professores/as e alunos/as, formas, maneiras de se ensinar e aprender, seja o início de muita aprendizagem para ambos os lados. Começar a discussão mostrando o vídeo para eles/as, querendo saber o que eles/as acharam, o que pensam a respeito, já foi super interessante! Eles/as devem ter gostado muito do momento, da discussão.

Vote neste Comentário
imagem de Fran Bernardino

Olá, Aline Ferreira! ;)

Que bom querida!!

 

Sim. Acredito no pensar sobre a prática sempre. É uma seta que vai e outra que vem, simultaneamente. Foi um começo, dentre os inúmeros que podem e vão surgir nesta nossa caminhada conjunta. A partir dali, discutimos sobre vários pontos que circundam o universo do jovem. Desde as aulas desinteressantes que podem vir a ser mais dinâmicas, até  assuntos que perpassam a esfera da escola, o respeito pelas diferenças foi um deles.

 

Obrigada pelo feedback! Estamos junt@s!

 

forte abraço,

 

fran.

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

... em diálogo, Fran Bernardino!

A conversa ter tomado outros rumos e a partir daí  surgir várias discussões sobre temáticas diversas, foi legal demais. ;)

Por nada, Fran Benardino! Continuar o diálogo é sempre bom.. Seria super interessante  se eles viessem até o Portal para comentar e expressar o que pensam sobre os assuntos. Alunos/as de diversas partes do Brasil poderiam juntos, pensar formas e dinâmicas para as aulas serem mais estimulantes, como você questionou no primeiro comentário.

Alunos/as, professores/as, comunidade e demais interessados na melhoria do ensino  público no Brasil, pensando em um ensino médio de qualidade.

Sigamos em diálogo, Fran!

É sempre um prazer ;)

Super abraço!

 

Vote neste Comentário
imagem de João Carlos Moraes Perdigão

Ficou famoso o cara oh!

imagem de João Carlos Moraes Perdigão

É outro

É outro sujeito, tem mais experiência da química com o rap por aí.

Vote neste Comentário
imagem de Ivar Paulo de Lara Oliveira

aula musical

um professor que tinha uma forma diferente de explicar a sua materia em forma do funk muito interessante fazendo tornar uma aula agradavel.

Vote neste Comentário
imagem de vanessa krauss galvao

Muito interesante e legal o

Muito interesante e legal o jeito dele esplicar o conteudo da matéria pois é um jeito muito diferente dos outros professores,e desse jeito as aulas tornam mas agradavel!!!!

Vote neste Comentário
imagem de Taíz Cardoso Lago

Química com funk, mistura possível?

Bom eu gostei muito do video, pois eu percebi que o professor teve uma nova ideia para ensinar os alunos de uma maneira diferente e que eu acredito que eles iram aprender mais pois é uma coisa que eles gostam dessa forma  muit criativa , pois os  alunos iram aprender mais facil por que é uma coisa diferente e que eles se intereça bastante ... eu adoraria ter um professor assim  conserteza eu aprenderia  muito mais ...

Vote neste Comentário
imagem de Laíz Cardoso Lago

Como seria mais legais e

Como seria mais legais e divertidas as aulas com professores assim, muitaos alunos talvez aprendriam mais fácil, do meu ponto de vista seria muito bom. :D

Vote neste Comentário
imagem de Fernanda Teles

Uma aula interesante.

 O professor foi super criativo em ter a idéia de modificar suas aulas. Por que ao fazer suas explicações em forma de funk,  deixou suas aulas mais legais, fez com que os alunos ficassem mais interesados e prestassem mais atenção no conteúdo que estava sendo explicado.  

Vote neste Comentário
imagem de jeffy cardo

é muito legal, uma maneira

é muito legal, uma maneira diferente mais experta de aprender

 

Vote neste Comentário
imagem de Maiara Marta da Cruz

Química

Esse professor é muito fera, e tem uma grande criatividade em sua forma de explicar o conteúdo de química para seus alunos... Adoreiii!!!!

Vote neste Comentário
imagem de Luana Mazzini

OIIII

Muito legal esse vídeo, adorei, uma boa forma e mais fácil de ser gravada!!!! Ameiiii.....

Vote neste Comentário
imagem de Elaine Kronbauer Schonell

quimica

Achei uma  maneira bem discontraida de aprender, sem ser muito cansativo durante as aulas e tambem um jeito mais divertido de um professor ensinar turante as suas aulas .

Vote neste Comentário
imagem de Elaine Kronbauer Schonell

quimica

 acho que é foi  muito bom  e engrasado deu apreder um pouco. elaine

Vote neste Comentário
imagem de Márcio Kleber Morais Pessoa

Multiculturalismo

A escola na atualidade pode ser considerada multicultural, os alunos possuem identificações e identidades distintas, não mais um pequeno grupo homogêneo proveniente de certa camada social. A demanda deles por aulas contextualizadas é manifesta. Assim, a metodologia utilizada pelo professor do vídeo me pareceu lovável, pois uma das necessidades atuais da profissão docente é estratégia para "alcançar" todos os alunos. O uso de recurso é importante para isso: músicas, vídeos, fotos etc. podem contribuir bastante com a explicação. Além disso, ter um pouquinho de bom humor e talento ajudam, assim como ajudou ao profissional do vídeo.

 

Abraços.

Vote neste Comentário
imagem de Shirlei Ferreira de Souza Venturi

Motivação através da música

Esse tipo de aula cria uma interação professor-aluno, contribuíndo no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, faz-se necessário que o professor ao utilizar essa metodologia, esteja bem preparado e tenha muito domínio de conteúdo, conforme mostrado no vídeo.

É de suma importância, fazer uso de diversas linguagens em sala de aula, visando atingir o máximo possível da participação e interesse dos alunos.

 

Professores do Colégio Maria Aguiar (JUBEMI) - 26/09/2013

Shirlei Venturi; Rosália Tauíl; Heidi Mara; Sandra; Cláudia Fernandes.

Vote neste Comentário