PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MATO GROSSO

Este espaço é dedicado a troca de experiências como também de divulgação das atividades, reflexões e atividades desenvolvidas pelos supervisores, professores regionais,orientadores de estudo e professores das escolas dentro da proposta do Pacto Nacional do Fortalecimento do Ensino Médio em Mato Grosso.

Etapa II - Caderno V Matemárica

GOVERNO DE ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ – SEED
COLÉGIO EST. SANTOS DUMONT – E. FUNDAMENTAL, MÉDIO E INTEGRADO

Atividade da página 41 caderno III, ETAPA II

ESCOLA ESTADUAL NOVA UNIÃO
Distrito Ouro Branco, Nova Canaã do Norte-MT
Grupo de estudos da Sede: Berenise Z. Proner, Célia de Moura Bastos, Daniel de Matos, Edilene Pinheiro Augusto, Edinalda L. Sousa Silva, Eliana das M. Fortunato, Elizangela G. de Souza, Lucinei Mafra de Almeida, Marcos Luis do C. leão, Nadiny E. Fischer
Orientadora: Edimara Ana R. Koseko

PROFESSORA: SUZANA PAULA DE PAULA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

blog arão-caderno IV

A EDUCAÇÃO E SEUS FRACASSOS:QUEM É CULPADO?

A EDUCAÇÃO E SEUS FRACASSOS: QUEM É CULPADO?

ETAPA I – CADERNO 6: AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Reflexão e Ação – PÁG.28
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:

ETAPA I – CADERNO 5: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

ETAPA I – CADERNO V / ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
Reflexão e ação – PÁG.47

ETAPA I – CADERNO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

As pesquisas apontam que uma das coisas que os jovens mais fazem na internet é conversar. E que tal propor um diálogo com os estudantes na escola sobre as conversas na internet? Será que o que se conversa pela internet tem “menos valor ou importância do que aquilo que se diz presencialmente?  O que os jovens de sua escola diriam? Vamos tentar este papo como um exercício de aproximação com os estudantes? Professor, professora, sua escola está também aberta para o diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola?

ETAPA I - CADERNO 1 - ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Reflexão Ação

A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles. Pág 26. Clique aqui e baixe o Caderno 1- ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

No campo de comentário poste sua reflexão individual ou em grupo.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DA DITADURA CIVIL-MILITAR COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 3º ANO.

Para debater sobre os conceitos da ditadura temos que ir além do livro didático, conhecer alguns argumentos e teorias onde as diversas ideias sobre o tema são abordadas.

A Escola

Atualmente é deficil ser professor que antigamente, pois a Escola era o centro de conhecimentos. O conhecimento era somente adquirido na Escola, era  somente na escola que se aprendia. Atualmente a  aprendizagem vem de vários meios de conhecimento é a escola de todos, e de todas as classes sociais e não a escola da elite.

Geração Y e as Tecnologias

Geração Y e as tecnologias apresentada a partir de uma sátira utilizando o Filme "A Queda". Sugestão para trabalhar o Caderno 2

Pacto: COMO CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO?

O jovem a partir de 15 anos, já vislumbra o 1º emprego, inicialmente para garantir a subsistência familiar ( a grande maioria) e depois para manter-se. Portanto, estudar fica em segundo plano.
   A escola não é atrativa para esses jovens e não responde aos seus anseios. A questão da permanência na escola está atrelada à questão econômica.

Divulgar conteúdo