Mídia e educação: aliança possível?

Hoje, dia 05 de Março de 2013, saiu um artigo no jornal Diário de Santa Maria sobre as mídias na educação e sobre portal EMdiálogo com o ensino médio. O artigo serviu como mais um meio de divulgação  do projeto EMdiálogo em nossa cidade e foi escrito pela professora Dra. Sueli Salva, coordenadora do projeto aqui na Universidade Federal de Santa Maria. Fale a pena conferir!

Mídia e educação: aliança possível?

A s transformações ocorridas na escola nos últimos anos, de certa forma, acompanham as mudanças da sociedade contemporânea. Entretanto, aquelas que ocorrem na escola são provocadas muito mais por força dos discentes, que, através de suas experiências, impõem outras formas de ser e fazer a escola e, muito provavelmente, à revelia da autoridade docente, do currículo, dos gestores etc... Vimos o avanço dos telefones celulares, da internet e, com ela, a intensificação do uso das redes sociais como forma de lazer e informação.

A escola se mostra reticente em relação à utilização dessas mídias, quer seja pela falta de estrutura, quer seja pela falta de formação adequada aos professores. Como incorporar esses recursos às práticas escolares? Não temos resposta, entretanto, podemos destacar algumas experiências que podem apontar caminhos profícuos. Um deles propõe inverter a lógica escolar tão propagada ao longo da história, isto é, propõe possibilitar que o aluno saia da condição de receptor para a condição de produtor de conteúdos midiáticos.

É isso que propõe o Projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo – Animando Redes Sociais na Escola Pública, desenvolvido pelo Observatório Jovem da UFF e pelo Observatório da Juventude da UFMG. O projeto conta com o apoio do MEC e com a participação de oito IES, entre elas, a UFSM. O objetivo é capacitar professores e jovens do Ensino Médio para a utilização de redes sociais e usos criativos de mídias. Em 2012, o grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio, da UFSM recebeu o convite para fazer parte da rede de IES que integram o projeto EMdiálogo.

O grupo ofereceu aos jovens de uma escola estadual de Santa Maria a formação para a produção de mídias qualificadas para alimentar o Portal EMdiálogo. O trabalho teve três ações: os alunos do 1º ano desenvolveram técnicas para a produção de vídeos. Os alunos do 3º ano desenvolveram técnicas para operar com o sistema Windows, e, posteriormente, desenvolveram trabalhos buscando refletir acerca dos problemas que os afetam na escola, neste caso, “a poluição sonora”. Os alunos do 3º ano realizaram oficinas de produção textual, enfatizando a redação, mas incluindo outros gêneros textuais. Parte deste trabalho pode ser acompanhado pelo Facebook ou no Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.uff.br/emdialogo ). Você que é jovem ou professor e faz parte do Ensino Médio, está sendo convidado a entrar!

Doutora em Educação e
professora da UFSM

SUELI SALVA

imagem de JANDIRA PILAR

Mídia e educação: aliança possível?

O Projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo – Animando Redes Sociais na Escola Pública mostrou, na prática, que a escola precisa "dar voz" aos alunos e, principalmente apontou caminhos para fazê-lo. Na escola de Santa Maria - RS em que o projeto foi desenvolvido, as redes sociais, "espaço  jovem por excelência",  foram palco de inúmeras discussões  sobre o espaço escolar. Nesse palco, as inquietações juvenis afloraram, os alunos  se comunicaram com jovens de outras escolas, de outros estados, solidarizaram-se com seus pares e identificaram-se com seus problemas . Orientados no uso das redes com foco na educação,  produziram textos, fotografaram, entrevistaram professores e colegas, compuseram músicas e cantaram. A voz dos sujeitos da educação brasileira, registrada na I Mostra EmDiálogo no RS, atesta que a aliança entre mídia e educação é possível e necessária.

Vote neste Comentário