Mediação de conflitos em ambiente escolar

As vezes uma ideia simples pode trazer grandes mudanças para o contexto escolar. O projeto de formação de mediadores de conflitos em escolas públicas tem tudo para ser uma destas iniciativas. À partir de um desejo de colocar em prática sua dissertação de mestrado, o Professor Francisco Celso, do Distrito Federal, desenvolveu a  proposta de ensinar técnicas de mediação de conflitos no ambiente escolar por meio do diálogo e da formação de líderes mediadores. O projeto mudou o cotidiano da escola. E não só os estudantes são apresentados à comunicação não violenta, cultura da paz e outras formas de diminuição dos conflitos, todos os individuos presentes no universo escolar também participam das formações, como professores, faxineiros, cantineiras e coordenação.

E você que está lendo essa mensagem, tem conhecimento de um projeto parecido em sua escola? Dialogue com a gente!

imagem de ADRIANA REGINA SOMAVILLA

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR

AS BRIGAS QUE OCORREM SÃO POR CAUSA DE NAMOROS, FOFOCAS E INTRIGAS E  NEM SEMPRE SÃO RESOLVIDAS PORQUE NA MAIORIA DAS VEZES OCORREM ESCONDIDAS.É POSSÍVEL SIM RESOLVER CONFLITOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E DISCUSSÕES SOBRE OS MOTIVOS DAS BRIGAS.EM RELAÇÃO A ALUNOS BAGUNCEIROS, ÀS VEZES DEIXAM AS AULAS ANIMADAS, MAS QUANDO VOCÊ PRECISA DE CONCENTRAÇÃO COMO NAS PROVAS, TRABALHOS, EXPLICAÇÕES DE CONTEÚDO, ACABAM ATRAPALHANDO. NAS AULAS É PRECISO CONTRIBUIR SENDO AGRADÁVEL, COMPREENSIVO, PRESTANDO ATENÇÃO NAS AULAS.QUANTO ÀS REGRAS ESCOLARES ELAS VÊM AO ENCONTRO DA EDUCAÇÃO, POIS NOS PREPARAM PARA VIVER NUMA SOCIEDADE TAMBÉM CHEIA DE REGRAS E LEIS.

ALUNOS: JEAN LEFECHAK, MARCELO SANDERS, NATANAELI LORSCHEITTER E TAINÁ CROMIANSKI3ª SÉRIE – EEB FRANCISCO MACIEL BAGESTON – PAIAL- SC

imagem de Mateus Poganski

P { margin-bottom: 0.21cm;

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Na escola podem ocorrer varios conflitos,  a maioria começa fora da escola , mas com o passar do tempo, isso vai se agravando e vem para as salas de aula.Quando isso acontece a direção da escola está orientada a fazer uma mediação entre os responsaveis e ocorrido.

Na nossa opinião a  escola poderia  melhorar se ouvesse uma punição, para os demais se "tocarem" e não fazerem os mesmo. Como  punição poderia ser cobrado um valor simbólico , suspenssão ou a prestação de serviço comunitário na escola.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA FRANCISCO MACIEL BAGESTON

ALUNOS: ALAN VERREL , DEBORA MATTOS , GIOVANI HEINEMANN , MATEUS POGANSKI , RODRIGO STEFFEN, TAINARA DA SILVA.

imagem de Elaine Kronbauer Schonell

Mediação de conflitos em

Mediação de conflitos em ambiente escolar

Em nossa escola temos conflitos de várias nacionalidades, como por exemplo, alunos não gostarem de professores, mas nem todas as escolas são uma maravilha. Mas esses problema sempre  são resolvidos com os professor regentes ou a orientadora.É possível resolver através de diálogos por todos os nossos problemas são resolvidos e dados fim na escola. Os alunos bagunceiros de certa forma divertem a turma, mas também atrapalham, principalmente em trabalhos importantes. As regras escolares tem um simples objetivo, melhorar a convivência entre colegas e professores.Existem regras e objetivos, as regras são para ser em seguidas e os objetivos para serem alcançados.

ESCOLA: EEB. FRANCISCO MACIEL BAGESTON

PROFESSORES: LIRIANI MAIRA RIGO E MARTA REGINA LIPPER

DIRETORA: IDETE ZUANAZZI  MUNARINI

ALUNOS: EDENILSO RODRIGUES DOS SANTOS, ELAINE KRONBAUER SCHÖNELL, JONAS BDARCI  BRAATZ, LUCAS JOSÉ ALVES NUNES, MÔNICA FATIMA VARGAS E VANESSA ANTUNES.