Internet Segura - DICAS DE NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET

Internet Segura - DICAS DE NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET   PROTEÇÃO AOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET

É direito da criança e do adolescente ter acesso à informação, à produção de conteúdo e ao lazer na internet.

Para proteger esses direitos e impedir que meninos e meninas sejam vítimas de violência na rede, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República- SDH/PR tem apoiado e desenvolvido programas, ações e atividades voltadas para a segurança na internet.

Desde 2008 o Governo Federal por meio da SDH/PR e da Policia Federal tem atuado em parceria com a Safernet Brasil para o enfrentamento das violações de Direitos Humanos na internet, na divulgação de informações, produção de campanhas, realização de capacitações e desenvolvimento de conteúdos educativos.

O HELPLINE, por exemplo, é um canal desenvolvido com a Safernet Brasil, especializado no atendimento de crianças e adolescentes. Esse ambiente orienta  a criança, o adolescente, a família e a todos que vivenciaram situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, exposição forçada e tentativa de violência sexual, sobre como conduzir e enfrentar essas questões.

Conheça mais sobre o helpline em: www.helpline.com.br.

No Projeto Nética: www.netica.org.br, a Secretaria de Direitos Humanos apoia ações de segurança na internet com foco na sensibilização de educadores e agentes do sistema de garantia de direitos.

DICAS DE NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET

Inicial Internet Navegadores ou Browsers Sites de Busca Lan House e Infocentro E-mail Chat - Salas de Bate Papo Comunicadores Instantâneos Redes de Relacionamento Blogs, Fotologs e Microblogs Redes P2P Jogos OnLine Crime Digital - Cibercrime Ciberbullying Sexting Aliciamento ou Chantagem OnLine Roubo de Dados Vírus Invasão Justiceiros Virtuais

imagem de Egley Amarolina

Internet segura