Title: A escola tem tudo o que precisamos. O Facebook tem tudo o que gostamos”: estudo de caso sobre as redes sociais de internet numa escola pública de Ensino Médio
Ano:
Palavras-Chave:
Formato:

Esta comunicação é resultado de pesquisa desenvolvida em uma escola pública estadual de Ensino Médio localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes da referida escola. A pesquisa adotou postura de pesquisa-ação ao estimular a comunicação entre professores e estudantes através de criação de comunidade numa rede social com fins de criar campo de escuta e reflexão sobre o potencial das redes sociais na sala de aula. A interação, além de produzir dados para análise, promoveu diálogos em ambiente na Internet para escuta das demandas no cotidiano do colégio. A comunicação discutirá o momento qualitativo da pesquisa. E, em especial, os grupos de discussão realizados procurando descrever e analisar os relacionamentos que os sujeitos da escola estabelecem com as redes sociais. Os grupos trouxeram questões significativas no que tange ao uso das redes sociais por estudantes e professores. Entretenimento, humor, pesquisas, músicas, filmes e o Facebook são os principais interesses dos alunos quando acessam a internet. Os jovens participantes da pesquisa consideram que as redes sociais são um importante instrumento para a aprendizagem, especialmente pela sua possibilidade de garantir um horizonte ágil e diversificado de informações.

Assista ao filme da pesquisa "uma escola entre redes sociais" - http://www.emdialogo.uff.br/content/uma-escola-entre-redes-sociais-docum...

Tipo de Documento:
Idioma:
Link para o arquivo: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/a_escola_tem_tudo_o_que_precisamos_o_facebook_tem_tudo_o_que_gostamos_comunicacao_vii_redes_2013.pdf

imagem de Adriana de Oliveira Alves

Comunicação

Mais do que nunca, acredito que o professor deve aproveitar os meios de comunicação para que haja melhoria na aprendizagem de seus alunos.
Portanto, não sou a favor a proibição do uso do celular e sim aliar essa ferramenta maravilhosa a qual o aluno tem acesso e planejar aulas muito mais criativas e dinâmicas - e por que não fazer uma aula onde os alunos troquem mensagens entre si e depois socializem o que escreveram, o que receberam, e assim por diante.
Quanto à rede social de maior acesso, que é o facebook, este também pode ser um grande aliado, como suporte na melhoria de leitura e escrita.
Com certeza, sem militarismo, e aproveitando o que o aluno e o professor tem em mãos, todos aprendem melhor!