Escola incendiada no Rio Grande do Sul

Marcelle Souza Do UOL, em São Paulo

12/08/201317h28
Lívia Stumpf/Agência RBS

12.ago.2013 - Escola municipal é incendiada em Eldorado do Sul (RS). Quatro adolescentes foram apreendidos

Uma escola municipal de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, foi depredada e incendiada na madrugada desta segunda (12), deixando cerca de 700 alunos sem aulas. Dos quatro adolescentes apreendidos sob suspeita de participação no ato, três têm relação com o colégio: dois são alunos e um é ex-aluno.

O incêndio começou por volta da 1h na escola La Hire Guerra, localizada no bairro Sans Souci. Um policial que mora na região foi chamado por vizinhos e, quando chegou ao local, apreendeu dois adolescentes. Outros dois suspeitos foram apreendidos em casa. Eles têm entre 14 e 17 anos.
O jovem que não tem relação com o colégio é o único que possui antecedentes na polícia: ele já foi apreendido por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte).
Cerca de dez salas de aula ficam completamente queimadas, além de um depósito de material escolar e parte da área administrativa. A unidade tem salas da educação infantil, do ensino fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
"Eles foram ouvidos e liberados porque o dano foi material. Mas não há dúvidas sobre a autoria. Nos próximos dias, vamos enviar um pedido de internação dos adolescentes à Promotoria por prática de incêndio criminoso e dano qualificado", disse o delegado Alencar Carraro, titular da delegacia de Eldorado do Sul.
Segundo a polícia, os adolescentes disseram que o ato foi motivado por desentendimentos com a diretora da escola.
Carraro acredita que os quatro ficaram pelo menos meia hora no local, tempo em teriam quebrado portas, carteiras, computadores e danificado diversas áreas da escola. Parte do teto cedeu por causa do incêndio.
A prefeitura informou que a secretaria e a biblioteca da escola não foram queimadas. Na terça (13), os alunos continuam sem aulas, que devem ser retomadas somente na quarta-feira (14).

imagem de Márcio Kleber Morais Pessoa

Escola emancipa ou aprisiona?

O senso comum insiste em afirmar que a escola é local de emancipação, local que pode resolver várias mazelas sociais. Contudo, é possível observarmos que as diretrizes educacionais e os próprios profissionais contribuem para a reprodução dessas mazelas no ambiente escolar. Não estou aqui querendo afirmar que isso tenha sido a justificativa para o ato dos adolescentes destacado no texto, mas é perceptível a falta de identificação dos jovens pela escola nos últimos anos. O público da escola pública se transformou nas últimas décadas, mas a escola em geral ficou "parada no tempo". Como atender às novas demandas do público sem se transformar junto com ele? É um desafio em tanto que toda a comunidade escolar deve ajudar a superar.

Vote neste Comentário