Drogas, e aí?

Esta comunidade pretende ser um espaço para refletirmos juntos sobre as drogas na escola e na sociedade. O consumo de drogas está presente nas mais diversas culturas. Há variações quanto ao seu uso, frequência, função e simbologia. Em diversas culturas substâncias alucinógenas fazem parte de rituais religiosos. Ao longo da história muitas substâncias que já foram consideradas drogas ilícitas deixaram de ser após a regulamentação de seu uso. É verdade também que as drogas entorpecentes em nossa sociedade estão ligadas ao crime e à violência. Então, o que pensar sobre a questão das drogas em nossa sociedade? Descriminalizar o uso da maconha é bom ou ruim? Que drogas devem permanecer proibidas e quais devem ser descriminalizadas e ter o seu uso controlado?  E que tal conversarmos sobre isso em nossas escolas? Vamos conversar sem medo procurando orientar o maior número possível de estudantes sobre quais são as drogas e suas influências sobre o corpo, a qualidade de vida e a saúde?  EMdiálogo constante! Vamos nessa!

Prazos de tolerância

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu passo significativo para modernizar o modo com que a questão das drogas é tratada no Brasil.

Em sessão na quarta-feira (29), aprovou-se o parecer do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que estipula critérios objetivos para diferenciar o traficante do mero usuário de entorpecentes.

Prazos de tolerância

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu passo significativo para modernizar o modo com que a questão das drogas é tratada no Brasil.

Em sessão na quarta-feira (29), aprovou-se o parecer do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que estipula critérios objetivos para diferenciar o traficante do mero usuário de entorpecentes.

Após regulação, mortes por tráfico de drogas chegam a zero no Uruguai

Durante debate da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado, nesta segunda-feira (2), o Secretário Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Heriberto Calzada afirmou que o país conseguiu reduzir a zero as mortes ligadas ao uso e ao comércio da maconha desde que adotou regras para regulamentar o cultivo e a venda da droga.

A transformação que o crack pode fazer

O crack é um problema que a sociedade enfreta a algum tempo. Talvez seja uma das drogas com maior pode destrutivo, viciando o indivíduo em um curto espaço de tempo. Essa problemática ataca gravemente nos setores mais pobre da população, causando um enorme dano aos envolvidos.

Tratar o cidadão, deveria ser umas das prioridades da saúde nacional. Para que possamos criar um conjunto de medidas que protejam os usuários, uma vez que estamos trabalhando com um vício.

Turma da Mônica no combate às drogas

 

É difícil encontrar alguém que não goste de histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs.  As histórias em quadrinhos abrangem todas as idades, seja na infância, adolescência e até mesmo na fase adulta, elas encantam públicos de todas as idades.

Criolo - "Duas de Cinco + Cóccix-ência"

O Rapper Brasileiro Criolo lança mais dois clipes em uma versão curta metragem e cria uma visão sombria de um futuro próximo onde a desiguladade social continua radical, jovens utilizam a tecnologia para pesquisas mas também para construírem suas próprias armas e as drogas se tornam ainda mais destrutivas. O clipe é muito bem executado e trás um alerta para a eduacação! Já nos primeiros versos Criolo solta esta bomba: "No meio do caminho da educação havia uma pedra/ havia uma pedra no meio do caminho / ele não é preto velho mais no bolso leva um cachimbo".

Tags:

Escolha Viver Sem Drogas

A Animação aborda o assunto sobre drogas e sua influência na sociedade.  Certos atos podem gerar/causar consequências irreparáveis. 

UM TAPINHA NÃO DÓI - REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE A REPRESSÃO À MACONHA NA AMÉRICA LATINA

Por Lucas Schuenck

 

Drogas nas escolas

A UNESCO realizou uma pesquisa sobre as Drogas nas Escolas em 13 capitais. Leia e opine!

O livro Drogas nas escolas analisa as representações de alunos, professores, diretores, membros corpo técnico-pedagógico das escolas e pais sobre o envolvimento dos jovens com drogas e suas repercussões no cotidiano escolar.

A pesquisa foi realizada em escolas públicas e privadas de 13 capitais (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro,  São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia) e do Distrito Federal.

Após legalizar maconha, Uruguai pretende regular álcool e mídia em 2014

Depois de atrair a atenção da opinião pública mundial em 2013 com a legalização da maconha, o governo do Uruguai pretende dar continuidade à sua agenda de reformas sobre temas polêmicos. As duas principais prioridades da coalizão de José Mujica neste ano são a regulação da mídia e da venda de bebidas alcoólicas.

Outras visões sobre as drogas, por cientistas..

Disponível na Carta MAIOR, ENTREVISTA COM O NEUROCIENTISTA: http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FDireitos-Humanos%2F-As-droga...

 "As drogas não são o problema": entrevista com o neurocientista Carl Hart.

"Uma das coisas que me chocaram foi o fato de ter descoberto que de 80% a 90% das pessoas que usam drogas como o crack ou a heroína não são viciadas"

Quebrando o Tabu

Descrição: "Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões.

Cortina de fumaça

   O filme "Cortina de fumaça" trás questionamentos necessários quando se pensa nas políticas sobre o mundo das drogas, pensando nas consequências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro.

  '"Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada. No segundo, é veementemente antagonizada, somente no terceiro estágio, ela é aceita."

Estratégia polêmica contra o abuso de drogas

Professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Carl Hart não acredita em um mundo sem drogas e denuncia o fracasso das atuais políticas na área.

 

Mujica: "Não legalizamos a maconha. Regulamos um mercado que já existia"

Em entrevista exclusiva a Zero Hora, o presidente do Uruguai, José Mujica, defende a proposta de regulamentação da produção e do consumo de maconha aprovada pela Câmara dos Deputados e que aguarda votação no Senado.

Tags:

Drogas: “Fizemos a guerra contra o inimigo errado”

O psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor da Unifesp e diretor do Proad, afirma que a política de drogas deveria combater as razões que levam  à dependência química e não as drogas em si.

A Lei de drogas e a criminalização da pobreza

Para especialista, “ser pobre e morar na favela será utilizado no destino do flagrante”

Escola da Sustentabilidade venceu drogas e violência

Ele já escalou as montanhas da Guatemala. Surfou nas praias de El Salvador, México, Canadá e Havaí. Também pedalou nas trilhas das costas do Pacífico Norte. Não estamos falando de um atleta profissional. Na verdade, esses são alguns hobbies de Tom Horn, norte-americano de 44 anos, que coleciona vitórias não na prática de esportes, mas na educação.

Maconha é oficialmente legalizada no Uruguai

Projeto, considerado um dos mais avançados em torno do assunto, transforma o Uruguai no primeiro país do mundo a aplicar legislação tão específica sobre a maconha

 

Divulgar conteúdo