O Ministério da Educação divulgou o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do cursinho Objetivo, de São Paulo, a escolha do tema foi muito boa. "É um tema bem atual", diz.
"O Brasil tem recebido muitos sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. Temos também uma grande presença de haitianos que começaram no Acre e em Manaus e hoje estão em São Paulo."
Segundo a professora, o estudante pode também mostrar a migração de pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas. "A crise na Europa e nos Estados Unidos fez muita mão-de-obra brasileira voltar."
O tema da redação surpreendeu alguns estudantes
O tema proposto foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”. No Twitter, o tema foi motivo de piada entre alguns internautas. “Aprendi no Enem que imigração de haitianos para o Acre é mais importante que a Rio+20”, escreveu um internauta, que esperava algo relacionado à conferência do clima.
Em São Paulo, Douglas Farias, de 21 anos, disse ter gostado do tema. Segundo ele, o próprio enunciado já trazia uma boa quantidade de informações sobre o tema, como a vinda de haitianos para o Acre e a presença de bolivianos no Brasil. Ele afirma que a presença de imigrantes bolivianos e paraguaios, por exemplo, é perceptível para quem vive em São Paulo, onde há forte presença dessas colônias."O tema surpreendeu. Mas é algo com que as pessoas têm contato na escola e no dia a dia. Pensei que poderia ter sido pior", afirma. Em seu texto ele argumentou que a presença dos imigrantes é importante para a economia do país e que barreiras devem ser evitadas.
O estudante Edson Farias, de 29 anos, disse que esperava um tema ligado ao meio ambiente. "Estudei bastante sobre desmatamento e não caiu nada disso", diz. Em Belo Horizonte, o auxiliar administrativo Guilherme Gonçalves, de 20 anos, que tenta passar em um curso de Administração, também achou o tema "mais complicado" que em outros anos. Já o taxista Everton Assis, de 26 anos, afirmou: "Eu treinava redação cinco vezes por dia e levava para a professora de português corrigir. Leio jornal todos os dias, acho que fui bem".
E você, o que achou o tema da redação? Foi surpreendido também? Tinha estudado essa temática? Esparava mais ou não?
Diante das opiniões dadas... Com qual você mais se identifica?
Dialogue com a gente!