Prof. Esp. Antonio Eduardo (CEM - Benjamim José de Almeida, Araguaína-To).
O Modelo Padrão foi fundamentado no século passado por descobertas e teorias de centenas de pesquisadores. O Modelo Padrão é uma teoria que explica as partículas e as forças fundamentais. Explica do que o mundo é feito e o que o mantém unido. Para ser completado ainda faltam respostas a algumas perguntas, tais como: "o que dá a massa a essas partículas?", "por que as partículas têm massa diferentes?" "o que é, de fato, massa?" Uma pista para encontrar as respostas é a provável existência do Boson de Higgs, que seria responsável por agregar massa às partículas.
E por que a confirmação do Bóson de Higgs e a definição do Modelo Padrão seriam tão importantes para a humanidade? A resposta está num dos diversos prospectos de divulgação do Cern:
"No final do século XIX, a ciência acabava de descobrir o elétron. Pouco mais de um século depois é praticamente impossível imaginar a vida sem elétrons. São eles que transportam a eletricidade até nossas casas, transmitem nossa voz pelas linhas telefônicas e geram as imagens que vemos nas telas da televisão. Quem sabe, dentro de mais cem anos, que benefícios terão a humanidade com os resultados das descobertas atuais?".
Resumindo, as ciências evoluem no tempo e no espaço e essa evolução leva a novos avanços tecnológicos. Dessa maneira a humanidade evolui em conhecimentos e tecnologias.
Conheça um pouco mais sobre o modelo Padrão no site:
http://www.sprace.org.br/aventuradasparticulas/