Ensino Médio: Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

No dia 30/03 realizou-se a reunião de alunos e professoras do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht  com integrantes do Grupo de Pesquisa do Observatório Jovem da UFF para tratar do projeto de pesquisa sobre escolas de Ensino Médio e o uso das redes sociais. O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Observatório Jovem em parceria com a colégio.  O projeto é apoiado pelo Edital de Apoio à Escola Pública da Faperj.  A pesquisa tem como proposta compreender a utilização das redes sociais eletrônicas pelos professores e estudantes das escolas públicas estaduais de Ensino Médio na região de Jacarépagua e gerar propostas para a utilização das redes sociais nos ambientes escolares. 

O projeto tem uma metodologia ainda nova e dificil, a chamada de Pesquisa dos Grupo de Diálogo, trazida do Canadá e usada pela primeira vez no Projeto de pesquisa "Que Brasil queremos? Como chegar lá." Existe na equipe a expectativa de aprimorar a metodologia através do uso das redes sociais. Este projeto envolve colocar as pessoas em diálogo e ir criando conteúdo através do que se discute e aprende utilizando além dos chamados "cadernos de diálogo", o audiovisual.

A equipe do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht é composta da professora Maria Cristina de Sociologia, que falou na reunião sobre a escolha dos bolsistas estudantes do Ensino Médio, da ajuda dos professores nessa seleção e do uso das redes sociais na relação com os alunos; da diretora adjunta e professora Elizabeth que falou sobre sua geração e a dificil adaptação com o uso da internet em contraponto com a facilidade que os jovens tem de usar esta ferramenta; da professora de matemática Mônica que  falou sobre o uso da internet na modernização do ensino da matemática em sala de aula. Para a professora, a internet pode,  até mesmo, ser utilizada na facilitação do diálogo com os seus alunos; da Maria Luiza, aluna do 3º ano, que opinou sobre a inexistência da conexão entre internet e escola, para ela o diálogo se dá com o projeto auxiliando a escola e a internet auxiliando a visibilidade do projeto; da Amanda que opinou sobre a nova experiência educacional; do Vinicius,aluno do 3º ano, que teve a iniciativa de concentrar os alunos na rede social criando um grupo e fan page do Colégio no facebook, Vinícius é produtor de vídeos educacionais no colégio; do Lucas, aluno do 3º ano, que falou sobre a iniciativa que os professores da sua turma tiveram de criar um grupo no facebook para marca prova e passar trabalhos; da Ana, do 3º ano; Grescikelly do 2º ano e da Samara também do 2º ano. Da equipe também participa o Jorge Polo, aluno do Curso de Cinema da UFF,  que elaborará produtos audiovisuais do projeto de pesquisa. Um dos resultados da pesquisa será a produção de um vídeoducumentário sobre os Grupos de Dialogo. 

Estavam presentes também na reunião, o Coordenador Geral do Projeto e do Observatório Jovem, prof. Paulo Carrano, os também coordenadores da pesquisa, prof. Elionaldo Julião (UFF-Angra dos Reis) e prof. Carlos Artexes (CEFET-RJ), e a estagiária do Portal EMdiálogo Andréa Queiroz. 

O primeiro passo está dado e o projeto tem tudo para dar certo até porque a turma do ensino médio está motivada! A Equipe EMDiálogo está apoiando e acreditando no sucesso desses jovens ousados.

           Estamos juntos!

****

 Assista, acima, ao vídeo "Projeto de Vida" que serviu de mediação para os grupos de diálogos realizados com os jovens estudantes das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará. 

Comunidades: