Seduc (RS) participa de videoconferência com MEC sobre Ensino Médio
Assessoras para o Ensino Médio no Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participam na tarde desta quarta-feira (14) de videoconferência promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Projeto Diálogos com o Ensino Médio. Desenvolvido desde 2009, o projeto tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre os jovens que frequentam este nível da educação básica e a relação com a escola e o ensino médio, além de facilitar o acesso a produções científicas sobre os temas juventude e escola e promover troca de experiências entre atores e instituições envolvidas com o ensino Médio no Brasil. Entre 2009 e 2011 diferentes ações foram desenvolvidas, em diferentes estados brasileiros.
Para 2012 estão projetadas três ações centrais: desenvolvimento de curso de atualização dirigido a professores, alimentação e ampliação do Portal EMdiálogo e publicação e distribuição de um livro sobre a condição juvenil e o ensino médio brasileiro. O projeto é desenvolvido de forma conjunta por MEC, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A coordenação-geral do projeto está a cargo de professores das universidades.
Formação continuada
Curso de atualização “Juventude brasileira e ensino Médio Inovador” dirigido à formação de 1.000 professores que atuam em escolas públicas de ensino médio que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Modalidade semipresencial, com 180 h/aula distribuídas em seis módulos. A intenção é formar duas turmas, com 500 professores cada. A primeira, com aulas de agosto a dezembro de 2012. A segunda turma, com outros 500 cursistas, terá aulas entre fevereiro e junho de 2013. As vagas serão distribuídas de forma equitativa entre as cinco regiões do país. No Rio Grande do Sul, 232 escolas de ensino médio da rede estadual aderiram ao ProEMI. Os critérios para seleção dos professores cursistas ainda serão divulgados.
Portal EMdiálogo
Buscando o envolvimento de jovens, professores e escolas, o portal eletrônico EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br) pretende promover a interlocução sobre o ensino Médio entre estudantes da rede pública do País. A meta do projeto é tornar alunos e alunas do ensino médio protagonistas do site, participando das discussões e apresentando demandas, reivindicações e sugestões.
Livro
“A condição juvenil e o ensino médio no Brasil” é o título da obra que propõe uma reflexão consistente sobre a realidade e as diferentes dimensões da condição juvenil dos alunos e sua relação com o ensino médio brasileiro. A intenção é oferecer material para reflexão e formação em serviço de professores.
Fonte: Secretaria de Educação do RS