Saiba a diferença entre cursos técnicos e de tecnologia

É comum acursos.jpg confusão entre cursos técnicos e de tecnologia, mas tratam-se de formações com diferentes funções e características. A vantagem em comum dos dois é que são ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho.
Os cursos técnicos são qualificações em nível médio _ ou seja, para cursá-los, é preciso ter o ensino fundamental completo. De acordo com a coordenadora dos cursos técnicos do Senac-RS, Aline Selhane Pinto, o conteúdo das aulas prepara o aluno para o primeiro emprego.
Já os cursos superiores de tecnologia são equivalentes aos bacharelados – ou seja, são de nível superior, igual a uma faculdade. As diferenças maiores são no tempo de duração (é comum ser de dois anos) e na especificidade do conteúdo, mais aprofundado em determinado assunto. O tecnólogo torna-se um especialista no tema escolhido.
– Os graduados neste curso denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas – explica Julio Xandro Heck, diretor de ensino do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Fique por dentro
Tipos de cursos técnicos
* Integrado – Destinado a alunos que tenham concluído o ensino fundamental. O aluno cursa, ao mesmo tempo e na mesma instituição, o ensino médio e o técnico. O curso dura três anos (normalmente o estudante tem aula em apenas um turno, sendo que as disciplinas de formação geral estão intercaladas com as disciplinas específicas da parte técnica).
* Concomitante – Destinado aos estudantes que concluíram o ensino fundamental. São aqueles em que o aluno cursa em um turno o ensino médio (formação geral) e, no outro, uma habilitação técnica (formação técnica), com matrículas distintas para cada curso. Pode ser concomitante interno (formação geral e técnica na mesma instituição) ou concomitante externo (formação geral em instituição e a formação técnica em outra).
* Subsequente – Oferecido somente aos alunos que já tenham concluído o ensino médio. A duração média é de três ou quatro semestres, em uma habilitação específica.
Cursos superiores de tecnologia
* São abertos exclusivamente a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
* Os graduados neste cursos denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior. Eles são formados para atender a campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto e prático, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais.
* Esse tipo de curso é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e, assim como os bacharelados e licenciaturas, confere diplomas de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em especialização e pós-graduação e a participação em concursos públicos.
Oportunidades
* De 19 de maio a 16 de junho, estará aberto o período de inscrições ao vestibular para cursos de educação de nível superior de tecnologia e de licenciatura e para o exame de seleção aos cursos de educação profissional de nível técnico do campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
* A taxa de inscrição para as provas de nível superior é de R$ 100, enquanto, para nível técnico, de R$ 75.
* Mais informações: www.poa.ifrs.edu.br.