Extra! Extra! Vem aí o Rio Comicon 2011

 

Rio Comicom 2011Rio Comicon tem o prazer de anunciar a realização de sua segunda edição, que acontece entre 20 e 23 de outubro, no mesmo bat local, a Estação Leopoldina, em São Cristóvão, quando o Rio de Janeiro volta a ser a capital nacional dos quadrinhos. Organizado pela Casa 21, em parceria, pela primeira vez, com o estúdio Retina_78. O trabalho do ano passado acaba de ser reconhecido pelo Troféu HQ Mix – o mais importante prêmio de quadrinhos do Brasil, já na 23ª edição – com o Geraldão de melhor evento para o Rio Comicon.

Entre as novidades da edição 2011, haverá um maior destaque para o mangá e os super-heróis. “Em 2010, tivemos uma programação mais centrada em quadrinhos autorais, com a vinda de grandes nomes individuais como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie”, lembra Roberto Ribeiro, diretor da Casa 21. “Sentimos que era a hora de contemplar também essas duas vertentes tão importantes dos quadrinhos”, explica.

Sendo assim, o Rio Comicon 2011 vai abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP – composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá – além de uma homenagem aos 75 anos da DC Comics, baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos. Ainda entre as exposições, trabalhos originais de Guido Crepax – e sua inesquecível Valentina – também vão ocupar grande espaço na programação, com eventos que misturam artes plásticas, moda, teatro e até design de móveis.

Na lista de convidados estão presentes 30 nomes, divididos meio a meio entre artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os internacionais, já confirmaram presença: o argentino da série Macanudo, Liniers; o norte-americano Peter Kuper, conhecido por suas transposições de obras de Franz Kafka para HQs – atualmente ele desenha a famosa série de espiões da revista MAD, “Spy Vs. Spy”; a alemã Ulli Lust, autora de reportagens em quadrinhos e da premiada HQ sobre sua juventude, “Hoje é o Último Dia do Resto da Sua Vida”; e o francês Lewis Trondheim, um dos fundadores da cooperativa francesa de quadrinhos “L’Association”. Outros nomes confirmados incluem a japonesa Junko Mizuno, artista conhecida  por suas pinturas, quadrinhos, toy arts, action figures e pôsteres que misturam o traço delicado e fofo dos mangás com uma temática que vai do terror ao erótico, conhecido como kawaii; Salvador Sanz, desenhista fantástico cujas histórias abordam realidades alternativas, seres imaginários, universos paralelos.

Um novidade para esta segunda edição é o I Colóquio de Filosofia e Quadrinhos, que vai apresentar debates acadêmicos em torno da nona arte. Estão previstos, ainda, como na primeira edição, mostra de filmes e documentários, oficinas, sessões de lançamento de livros e quadrinhos, desfile de cosplay e a “Plataforma dos Desenhistas”, onde os artistas vão desenhar e autografar para os fãs.

Rio Comicon 2010. Em sua primeira edição, o Rio Comicon recebeu mais de 30 convidados, entre nomes consagrados e novos talentos do Brasil e do exterior, como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie, Paul Gravett, Killofer, Patricia Breccia, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Laerte, Lourenço Mutarelli, Fábio Zimbres, Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Sica e Allan Sieber. O Rio Comicon homenageou o cartunista italiano Manara com uma grande exposição dedicada à sua obra. O evento reuniu um público estimado em 15 mil pessoas.

Fonte: Rio Comicon

***

É estudante do Ensino Médio? Curte HQs, Quadrinhos, Comics? Que tal criar uma comunidade no EMdiálogo?

Entre em contato conosco e saiba como! (emdialogo@gmail.com)

Comunidades: