Enem 2009 recebeu 4,5 milhões de inscrições; pagamento pode ser feito até quarta-feira

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 recebeu, ao todo, 4.576.126 de inscrições. O prazo terminou às 23h59 do último domingo (19). Ao longo dos 35 dias em que o sistema esteve disponível na internet, foram registrados 6.761.646 de acessos.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), candidatos de 99 países também tiveram acesso ao sistema, que continua aberto para o acompanhamento das inscrições. Os inscritos terão até quarta-feira (22) para imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da inscrição, que custa R$ 35, na rede bancária. Estão isentos os estudantes de escolas públicas matriculados no último ano do ensino médio.

Os candidatos que pediram isenção de taxa devem confirmar se tiveram a reivindicação atendida. Caso não tenham obtido o benefício, precisam fazer o pagamento no prazo determinado.

# Questões do Enem 2009 já foram testadas em dez capitais
# Simulado do Enem deve sair até o início de agosto, diz diretor do Inep

Enem no vestibular
Mais de 60 instituições públicas, como USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e boa parte das universidades federais, irão utilizar o Enem em seus vestibulares.

Ao se inscrever para o Enem, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com a nota, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. A iniciativa faz parte do sistema de seleção unificado do MEC, que ainda divulgará a data de inscrição para as vagas. Cada instituição poderá adotar pesos diferentes para as provas do Enem.

# Clique aqui e confira as federais que aderiram ao Enem 2009

Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Enem 2009
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.