Com 'textos longos', alunos reclamam do tamanho da prova

 

 Maria Clara Dutra/Especial para TerraMARIA CLARA DULTRA
 
NATHÁLIA PERDOMO
JOSÉ GUILHERME CAMARGO
Direto de Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Faltando pouco mais de uma hora para o término das provas deste sábado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Salvador (BA), os primeiros estudantes começaram a sair das salas. Após responderem a 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, os candidatos concordaram que a primeira prova deste ano estava mais fácil e organizada, embora, cansativa pelo tamanho das questões.

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas 
Acompanhe no Terra a correção online das provas 
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame 
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Ao contrário dos anos anteriores, em que as provas eram separadas, este ano, eles misturaram questões de Ciências Humanas e Naturais em uma prova única de 90 questões", disse o estudante Mikael Amaral, 20 anos, que há três anos tenta garantir vaga no curso de Medicina em alguma universidade pública. Sobre a possibilidade de isso ocorrer, ele está otimista. "Acho que consigo. Apesar de cansativa, a prova estava fácil", completou.

Fazendo o Enem pela segunda vez, o estudante Leonardo Mendes, 25 anos, concordou que a prova estava fácil, mas observou que a fiscalização e organização foi muito mais rigorosa do que em 2009, quando as provas vazaram. "Eles exigiram, por exemplo, que nós desligássemos o celular, não apenas colocassem no silencioso, como sempre fizemos, e isso sob risco de ser expulso da sala", conta o estudante.

Este ano, cada candidato ganhou uma bolsa de plástico para guardar os aparelhos eletrônicos. A medida foi vista como um "ponto positivo" por quem estava fazendo o exame pela primeira vez. "Eles também colocaram um contador na sala, com o tempo restante das provas. Achei bom", comentou o estudante Francisco Neto, 18 anos, que almeja conseguir uma bolsa de estudos.

Ainda de acordo com Francisco, o conteúdo das provas esteve pautado pelo noticiário atual. "Muitas das questões de conhecimentos gerais falavam de assuntos da atualidade, como as revoltas no mundo Árabe, por exemplo", adiantou o estudante.

Prova era extensa e desgastante, diz aluno do RJ
O primeiro candidato a terminar a prova do Enem no campus da Unirio, no Rio de Janeiro, às 15h em ponto, foi Carlos Eduardo Libonati, de 17 anos, aluno do segundo ano que pretende cursar Artes Cênicas. O estudante Breno Goes, 20 anos, também terminou o exame cedo. "A prova de Ciências Humanas estava mais fácil. Tinha muita questão sobre aquecimento global e teve questão sobre a Primavera Árabe. É a terceira vez que faço o ENEM, por isso acho que eu era o mais tranquilo da minha sala e fui um dos primeiros a sair", comenta.

"Achei a prova muito grande e desgastante", disse o estudante Breno Goes, 20 anos, após sair da sala de provas na Unirio, no Rio de Janeiro. Apesar disso, ele gostou das questões de atualidades. "A prova de Ciências Humanas estava mais fácil. Tinha muita questão sobre aquecimento global e teve questão sobre a Primavera Árabe. É a terceira vez que faço o Enem, por isso acho que eu era o mais tranquilo da minha sala e fui um dos primeiros a sair", afirmou.

Outro candidato a deixar o local de prova cedo foi Caio Sampaio, 21 anos. "Achei o conteúdo deste ano mais inteligente, com questões do nosso dia-a-dia. A prova de química usou o exemplo dos deslizamentos provocados pelas chuvas em Niterói, no ano passado, citando a liberação do metano daquele lixão onde construíram casas sobre ele. Outra questão tratou da questão das usinas nucleares no Japão, fazendo um comparativo com o acidente de Chernobyl. Amanhã, para a prova de Redação, tenho um palpite: ouvi dizer que vão explorar a influência da internet nas manifestações políticas pelo mundo", disse.

A prova de Ciências da Natureza também foi comentada pela estudante Bruna Meira, 16 anos. "Tinham poucas questões de química, mas achei o conteúdo muito específico. Foi a prova mais difícil de hoje".

Alunos reclamam das questões extensas em MG
O estudante Augusto Luiz Fidencio, 19 anos, que faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez, foi o primeiro a deixar o campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte. Ele terminou a prova em aproximadamente uma hora e meia, mas, apesar da rapidez, Augusto achou o exame cansativo.

"Havia questões complicadas em todas as matérias, como em física e química. Mas as provas que me surpreenderam mesmo foram as de história e geografia", confessou. O estudante, que tenta ingressar em alguma faculdade de engenharia mecânica, reclamou da estrutura oferecida pelo Enem, que não permitiu o uso de lápis e borracha. "Tinha pouco espaço para fazer conta".

O candidato Hugo Henrique de Figueiredo, 22 anos, deixou a prova poucos minutos depois. Para ele a prova de história foi a mais difícil. "Apesar de encontrar dificuldade, consegui fazer a prova rápido", disse. A estudante Cristiane Diniz, 17 anos, também sentiu cansaço para realizar o exame e, apesar de fazer a prova pela primeira vez, esperava encontrar mais dificuldade. "Foi tranquilo, eu fiz muitos simulados. Foi cansativo por que havia muitos textos e muitas questões interpretativas, mas acho que vou ter boa pontuação", disse.

Recorde de inscritos 
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Portal Terra

  1. http://s1.trrsf.com.br/atm/2/_img/lin-dotted.gif); background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-color: initial; float: left; background-position: 100% 0%; background-repeat: no-repeat repeat; " value="3"> 

 

Tags:
Comunidades: