A escola que temos e a escola que queremos ter
Proposta para realização de micro-oficina cultural para os cursistas do Jubemi
Tema: Qual é a escola que temos? Qual é a escola que queremos ter?
Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias
Área temática: Juventude e Política
Público: Jovens do Ensino Médio
Formato da Oficina: 6h
Objetivo: Apresentar o portal EMDiálogo como espaço de mediação e conexão da comunidade juvenil do Ensino Médio brasileiro. Promover o uso do Portal diretamente nas escolas e para que este possa servir de ferramenta de debate e comunicação para a comunidade escolar, principalmente por parte dos estudantes. Conhecer a perspectiva dos/as jovens sobre o espaço escolar que estudam e a sua opinião sobre o que precisa ser transformado.
1º momento: O/a professor/a deverá sugerir uma discussão na turma de modo que ajude aos/as alunos/as a tomar consciência do espaço escolar que têm e a formular questões sobre possíveis novas perspectivas para a escola. Dentre os aspectos a serem analisados pelos/as alunos/as, as seguintes temáticas deverão aparecer:
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A estrutura física, grupo de professores/as e disciplinas.
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O que é a escola? Para que ela serve?
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Existe espaço para os/as estudantes falarem o que pensam? Como conquistar mais espaço?
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Quando mais se aprende?
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Quando menos se aprende?
Sugestões e provocações:
Discussão sobre grêmio estudantil - Você sabe o que é um Grêmio Estudantil? Já participou de algum? Quais as funções de um Grêmio? Por que ter um na escola? Assista o vídeo Grêmio estudantil, como e porque?
2º momento: Após a discussão, sugerir aos/as alunos/as a criação de slogans e uso de emoticons (sinais gráficos utilizados em mensagens rápidas, chats, rede sociais, SMS). Os/as alunos/as serão convidados/as a se manifestarem através de frases e emoticons acerca da questão: “A escola que temos e a escola que queremos”.
3º momento: Publicar as produções dos/as jovens na comunidade “Juventude e Política” do Portal EMdiálogo.