Relações étnico-raciais
Tema: Diversidade e Relações étnico-raciaisÁrea do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias
Área temática: Relações étnico-raciais
Público: Jovens do Ensino Médio
Formato da Oficina: 4h
Objetivo:
-
Compreender as situações de discriminação, racismo, preconceito e estigma na sociedade e no cotidiano escolar;
-
Desmistificar a ideia da existência da democracia racial;
-
Refletir sobre o racismo e principalmente sensibilizar sobre a importância da discussão e da necessidade de seu combate;
-
Incentivar uma mudança do olhar despertando atenção para a existência, culturalmente dada, do racismo. Identificar atitudes de racismo no seu cotidiano e propor reflexão sobre elas;
-
Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural.
Como será a oficina:
1º momento: Dividir a turma em grupos de no máximo 6 (seis) pessoas. Os grupos irão assistir aos vídeos “Cores e Botas Onde você esconde seu preconceito?”; “Onde você guarda o seu racismo?”; “Teste de Racismo com crianças no México” e “Preto no Branco - Nem tudo é o que parece” que estão postados na comunidade "Nossas Cores" do Portal EMdiálogo. Cada grupo irá assistir a um vídeo diferente.
2º momento: Solicitar que cada grupo discuta e problematize o vídeo ao qual assistiu. Como orientação para essa discussão, sugerimos as seguintes problematizações:
- Vocês podem identificar práticas de discriminações étnico-raciais na nossa sociedade? E na escola?
-
Quais as formas de racismo que adolescentes e jovens negros/as sofrem?
-
O que significa ser branco/a e negro/a no Brasil?
-
As mídias influenciam na construção e reprodução de uma cultura hegemônica dominante? Como?
-
De que forma a população negra é representada na mídia (TV, novelas, noticiários etc.)?
-
Pensando no universo escolar, o preconceito e o racismo acontecem na escola? Como?
-
Como vocês lidam com essas situações no cotidiano escolar?
-
O que cada um/a de nós poderia fazer para promover a autonomia, o respeito e a valorização da diversidade racial e cultural na sociedade e no cotidiano escolar?
3º momento: Solicitar que o grupo escolha um representante para fazer a sistematização da discussão e informar que cada grupo irá socializar a discussão em um debate com toda a turma.
4º momento: Após o debate, a turma irá produzir uma lista coletiva de possíveis ações de conscientização com o intuito de inserir a problemática no contexto dos alunos e da escola.5º momento: Postar a lista e outros os comentários e discussões em sala de aula na comunidade “Nossas Cores” do Portal EMdiálogo.