Balão EMdiálogo
A atividade que propõe o balão Emdiálogo não é propriamente uma oficina. Trata-se de um dispositivo acionado em uma etapa que antecede à oficina de produção de conteúdos. Nesta etapa, a equipe EMdiálogo apresenta o portal para todas as turmas do ensino médio da escola visitada. A apresentação, previamente agendada com a coordenação da escola, visa divulgar o portal para o maior número possível de alunos, alunas, professoras e professores. O evento ocorre preferencialmente no auditório da escola. É no dia da apresentação do Portal que são abertas as inscrições para a oficina, de modo que as inscrições aconteçam por interesse na proposta e não por obrigação escolar.O balão EMdiálogo é usado para dinamizar esse bate-papo inicial entre a equipe e a comunidade escolar. Em um determinado momento da apresentação a equipe propõe aos estudantes o seguinte questionamento: “o que espero da minha escola?” e sugere que as propostas em torno dessa temática sejam escritas de forma livre no balão (ver relato de experiências).Não é de hoje que pessoas comuns vivenciam experiências de comunicação livre. No marco das relações de aproximação entre o setor doméstico e as novas tecnologias de comunicação, a proposição “vídeocabines”, de Sandra Kogut (1990), é uma forte referência nessa área. As cabines individuais criadas pela artista foram dispostas em locais públicos do Rio de Janeiro permitindo a qualquer pessoa a experiência da comunicação livre em direção ao mundo. Gravar e editar uma imagem até os anos noventa era privilégio de poucos. Hoje, ampliaram-se os canais não só de produção, mas também de circulação (publicação) de conteúdos entre pessoas comuns. Nesse sentido, supomos que a grande adesão dos estudantes à escrita nos balões não se dê somente pela liberdade de expressão que a atividade propõe, mas talvez e justamente porque o canal de expressão livre, neste caso, encontra-se no interior das escolas, em vez da internet, do facebook... Estudos mostram que a escola é (salvo alguns casos) um campo de silenciamentos, cujo foco geralmente está no aprendizado de um conteúdo que não reserva tempo para saber "quem" é aquele jovem que aprende tal conteúdo. Talvez a atividade do balão EMdiálogo tenha esse potencial: temos interesse em saber quem está do outro lado da conversa.O balão tem sido um dispositivo de sucesso na dinamização das apresentações do portal nas escolas do Rio de Janeiro. Os estudantes gostam de participar, aplaudem certas participações, fazem inscrições particulares e por vezes decidem representações para ideias coletivas. Entre uma ou outra ideia escrita com menos elaboração, vimos surgir em maioria um repertório bastante rico do imaginário de alunos e alunas do ensino médio sobre suas necessidades, propostas e desejos para as suas escolas (ver relatos).Os balões são fotografados por um monitor da equipe, a foto é transferida para o computador e envelopada em uma arte previamente elaborada para a atividade. O trabalho, por fim, é publicado no portal EMdiálogo e costuma ser compartilhado nas redes sociais pelos participantes. A ideia da padronização da arte e da logo visam trazer para a atividade alguma noção de conjunto para esse repertório de ‘esperanças’ expressos nos textos dos alunos e alunas.
- 01 monitor
- 01 quadro branco
- canetas pilot para quadro branco
- 01 máquina fotográfica digital
- uma parede lisa para compor o fundo das fotografias