Conversa Gravada

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Nesta atividade, equipe EMdiálogo e estudantes relembram, em uma roda de conversas, diversas situações vividas na escola e buscam expressar tais memórias na realização de um vídeo. A proposta busca retomar histórias marcantes, inesquecíveis, que de alguma maneira afetaram nossas vidas durante a trajetória escolar. A experiência deve ser livre, sem ordenamentos, conforme as ‘rodas de conversas’ vividas no interior do país: “uma  história puxa a outra”, diz o dito popular.

É nesse clima de conversa informal que vai sendo desenhado o trabalho. Todos devem participar, sobretudo porque a atividade foi pautada pela escolha. Todos que estão ali escolheram estar nesta atividade.

Desenvolvendo a narrativa 

Diferente da atividade proposta para o grupo da fotografia, esta atividade visa juntar as diversas histórias contadas pelos participantes em um único relato, que será narrado também e sempre em primeira pessoa, mas dessa vez por um personagem fictício, mítico. Ele será o condutor da narrativa. A perspectiva da atividade é o trabalho coletivo, os participantes selecionam pedaços interessantes das histórias reais contadas na roda de conversas e os encaixam na nova história, que é a mistura de todas as outras, narrada por um personagem central, também definido pelo grupo. Tendo em vista que as histórias contadas são vinculadas ao ambiente escolar, o personagem central também deve se relacionar com a mesma esfera (seria então um aluno, uma aluna, professores, servidores, cantineiros, pais, vizinhança ou quem mais?).

Gravando o áudio da narrativa

A nova história é transformada em texto e em seguida é gravada por um ou mais estudantes (a escolha é livre). O aplicativo utilizado é o ‘Audacity’ (software livre desenvolvido para gravação e edição de áudio, que pode ser transferido da internet para qualquer computador gratuitamente). Após gravado e editado, o áudio é exportado e convertido em (.mp3).

Gravando a imagem da narrativa

Realizada a etapa anterior, o grupo confere o tempo final da gravação de áudio e se dedica a pensar uma imagem em movimento que respeite o mesmo tempo do áudio, para ser utilizada como ‘cobertura’ da narrativa gravada (para esta atividade pode-se utilizar câmera fotográfica ou telefone celular que gravam vídeo). O plano gravado (imagem) deve se relacionar com a narrativa desenvolvida (áudio) e não deve prever edição, ou seja, prever montagem, cortes ou qualquer forma de pós-produção mais complexa. A gravação de um plano único vai facilitar o desenvolvimento da atividade no tempo previsto (4h). A saber, um plano único, sem edição, pode ser: Portrait (retrato): câmera parada retratando uma determinada situação por um determinado tempo; Plano sequência ou travelling: câmera em movimento mostrando uma ou mais situações. Para maiores detalhes ver “minuto Lumière” em Alain Bergala (2008)#.

Juntando imagem e som

A etapa final da atividade consiste em juntar a imagem e o som produzidos em uma mesma timeline. Para isso utilizamos o aplicativo Windows Movie Maker (este software vem instalado em todos os computadores que utilizam o sistema operacional Windows). Depois de transferir a imagem da câmera para o computador, importa-se ela para o Movie Maker e junta-se a ela o áudio exportado do audacity. Caso a imagem fique um pouco maior ou menor que o áudio, o programa tem um dispositivo para modificar o tempo da imagem, ajustando-a mais adequadamente ao áudio. Por fim, são colocados os créditos iniciais (título do vídeo) e finais (nome dos participantes e logo do EMdiálogo).

O vídeo deve ser exportado do Movie Maker ao final e publicado no portal. Ele também pode ser compartilhado pelos participantes nas redes sociais.

    

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Equipe: 01 monitorCarga horária: 4hEquipamentos: 01 câmera fotográfica digital; 01 netbook com aplicativo Word, Windows Movie Maker e Audacity instalados; internet banda larga; Espaço: mesa redonda para a contação de histórias e um computador.

    

Autor desta proposta: 
Geraldo Pereira (Equipe EMdiálogo/UFF)