A leitura do Caderno I, 2ª Etapa, deixa claro que só poderá haver um ensino e aprendizagem eficientes, objetivando uma formação humana integral, se a escola realizar reflexões acerca do perfil de sua comunidade, considerando sua cultura, sua realidade socioeconômica e seus interesses em geral. Esse diagnóstico inicial deve constituir a base para planejamento de um ensino que considere todas as especificidades dessa comunidade. E que a partir disso sejam elencados todos os aspectos, passando pelo pedagógico à gestão escolar. Todos os levantamentos necessários darão suporte para a construção de um Projeto Político Pedagógico eficiente, que atenda, realmente os anseios de sua comunidade, mesmo sendo a realidade da escola pública um tanto complexa.
A proposta Pedagógica Curricular ,fundamentada no Projeto Político Pedagógica, deve contribuir para a aprendizagem de qualidade social de todos os estudantes, através do diálogo entre docentes, de metodologias adequadas e de um currículo capaz de interferir e modificar a realidade.
O Plano de Trabalho docente é um instrumento pedagógico que deve estar articulado com o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular. Tal instrumento organiza o trabalho pedagógico, definindo critérios para avaliar o estudante e o desempenho do docente.
O Regimento escolar é outro instrumento forjado para estabelecer concepções e garantir as ações defendidas pelo coletivo escolar , registradas no Projeto político pedagógico.
Todas essas ações e articulações se fazem necessárias, pois, primeiramente representam a identidade da escola, seu papel na sociedade e dentro da comunidade, e depois devem garantir o direito ao estudante de um ensino de qualidade.
No entanto, políticas públicas devem permear toda essa construção. Pois sem verbas ninguém consegue atender as necessidades básicas de uma comunidade, inclusive, a comunidade escolar.
Como desenvolver as propostas do Projeto Político Pedagógico, numa comunidade que é carente?
O Projeto Político Pedagógico fica um tanto teórico diante das necessidades estruturais.
A nossa comunidade formada também de alunos da Educação de Jovens e Adultos, encontra muitas dificuldades relacionadas ao trabalho e a família, entre outros aspectos que contribuem para que ele não permaneça na escola.
Para isso precisamos de um maior diálogo, com os alunos ,com os empresários e com toda a sociedade civil. É dever de contribuir para uma educação de qualidade, que alcance a todos.
Referências bibliográficas
Formação de Professores do Médio, Etapa II –Caderno I
Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino médio\ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, [autores: Erisevelton Silva Lima ...et al. ]. Curitiba: UFPR\ Setor de Educação,2015
Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Vidal Vanhoni
Regimento Escolar do Colégio Vidal Vanhoni
Cursistas
Adriane de Oliveira
Aiosvaldina Telles
Gracília Maria Ramos Marques
Circe Carneiro de Leão
Débora Peniche Taira
Luciana Lopes de Farias Xavier
Luciane Mafra Nascimento