Trabalho interdisciplinar
Uma pequena reflexão sobre o trabalho interdisciplinar, leva a uma análise da experiência, desafios e benefícios de sua aplicação na escola.
Essa jornada que aparece como desafio é com certeza uma das grandes inovação na educação, conjugada com o aluno pesquisador faz abrir-se um novo parâmetro de construção do conhecimento. Levando em conta isso, inicia-se um processo que exige muito dos professores, pois na sua grande maioria não foram preparados para usar essa ferramenta fantástica na construção do aluno cidadão.
Cita-se outros desafios aos professores e aos próprios alunos , ou seja, a carga horária que impede de uma relação mais próxima de professores das diversas áreas e dos alunos interagirem com os diversos saberes.
Passando para os benefícios as coisas começam a ganhar alma, a alegria dos professores começa saltar aos olhos quando o aluno se dedica, conquista, associa os saberes das áreas, faz suas escolhas e conquista uma emancipação intelectual. Um outro grande benefício é a capacitação indireta que o professor recebe ao trabalhar num projeto interdisciplinar, pois de fato, aprende-se junto com o aluno, com os saberes que ele carrega associado aos conceitos e saberes das diversas áreas.
Tenta-se analisar a experiência do trabalho interdisciplinar onde a temática da produção do lixo foi escolhida, diversas áreas se envolveram , cabe citar os cálculos matemáticos de quanto cada um produz diariamente, o processo histórico desde a revolução industrial até os dias hoje na produção do lixo, os impactos climáticos desse aumento constante, entre outros... A experiência foi satisfatória os alunos aprenderam a aprender , construíram um projeto e aplicaram ele, o conhecimento foi construído, os professores interagiram na medida do possível e construíram seu próprio conhecimento, também refletiram de como a experiência interdisciplinar ser melhor desenvolvida.
Portanto, o trabalho interdisciplinar foi extremamente proveitoso e essa pequena reflexão servirá para futuras análises e comparação que podem garantir um trabalho ainda mais satisfatório.
Professor: Júnior Tessaro do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil-David Canabarro R/S.
Dezembro de 2014.