A primeira exposição do projeto Fazendo Arte, promovida pelo Juizado da Infância e Juventude e protagonizada por adolescentes internos no Centro Socioeducativo de Barra do Garças, mostrou mais do que a produção artística, cultural e literária produzida pelos jovens durante as aulas. Sinalizou também os resultados alcançados por meio de um trabalho em parceria, responsável por conferir à unidade o referencial de modelo no atendimento aos jovens privados de liberdade em Mato Grosso.
A instituição é gerida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e seu evidente avanço qualitativo vem sendo conquistado por um trabalho conjunto que envolve diversos atores, explicou o secretário adjunto da Sejudh, coronel Clarindo Alves de Castro, o qual representou na exposição, o secretário Paulo Lessa, titular da Pasta.
Entre esses atores ele destaca o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Município, A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os professores da Rede Estadual, a direção, agentes e técnicos da unidade socioeducativa e instituições da sociedade civil a exemplo do Senai.
Conforme o secretário, os avanços registrados na unidade passam pelas conquistas adquiridas com a formação escolar, profissional e também se referem às instalações físicas, reformadas e ampliadas sob a liderança do juiz Wagner Plaza Machado Junior - substituto legal da Vara da Infância e Juventude da Comarca.
Coronel Castro agradeceu a todos os parceiros e enalteceu o magistrado destacando que o juiz já havia promovido trabalho semelhante na Comarca de Juara junto á Cadeia Pública, a qual também se tornou uma unidade modelo, porém, no Sistema Penitenciário.
Em nome do diretor da unidade, o servidor de carreira Éd Ferreira Lopes, o secretário agradeceu os agentes e técnicos, os quais trabalharam diuturnamente para que o objetivo de transformar a unidade em modelo fosse atingido no tempo proposto. “Nossos servidores foram além de suas obrigações profissionais e atuaram como voluntários em diversas frentes, inclusive nas obras”, revelou.
Também presente ao evento, a superintendente do Sistema Socioeducativo no Estado, Lenice Silva Santos explicou que o Centro Socioeducativo de Barra do Garças é uma unidade regional onde estão acolhidos 16 adolescentes do Vale do Araguaia, em cumprimento de medida socioeducativa.
Ela destacou o atendimento personalizado prestado aos adolescentes, a disciplina no ambiente e o primor com as instalações físicas, onde todos são responsáveis por manter a organização e a higienização. “A unidade está moderna e humanizada. Uma conquista de todos os que contribuíram para isso e ainda um marco no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei”, observou a superintendente.
No pronunciamento do juiz Wagner Plaza Machado Júnior, ele também agradeceu todos os parceiros e destacou o pronto atendimento da Sejudh em cumprir com sua parte na parceria fornecendo materiais de construção e mão de obra para a ampliação e adequação da unidade.
O magistrado elencou a importância da humanização do ambiente na unidade e ressaltou que além dos adolescentes, a ação contempla também melhoria das condições de trabalho dos servidores.