Sistema Penitenciário ganha nova unidade penal e lança Hino

   O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) registrou novos avanços no atendimento da população privada de liberdade e também na valorização dos servidores do Sistema Penitenciário.

   Em evento realizado no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo presídio do Carumbé, na sexta-feira (01.02), o secretário Paulo Lessa, inaugurou um anexo para atender os reeducandos do regime semiaberto, lançou o Hino do Sistema Penitenciário, apresentou a nova identidade funcional dos servidores e ainda fez a entrega simbólica de certificados aos 500 concluintes do curso “Práticas Operacionais Penitenciárias”.

  De acordo com o secretário a nova instalação prisional foi edificada dentro dos padrões de modernização e humanização do Sistema Penitenciário com estrutura para atender até 48 reeducandos. O local conta com quartos amplos, sala multiuso, banheiros, lavanderia e cozinha.

  HINO PENITENCIÁRIO

   “O lançamento do Hino do Sistema Penitenciário atende ao anseio dos servidores e reforça a identidade do segmento por ser considerado um elemento agregador”, afirmou Paulo Lessa. A letra é de autoria do agente penitenciário Valdir Rozeno, a melodia, voz e direção artística da gravação são do músico Benedito Donizete de Moraes – o Pescuma e a direção executiva da produção é de Juarez Figueiredo de Benevides.

   Paulo Lessa agradeceu de público a colaboração dos envolvidos e destacou a qualidade artística e musical do trabalho observando que a obra entrará para a história do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

   De acordo com Valdir Rozeno, a letra do Hino presta homenagem aos agentes penitenciários, considerados os grandes responsáveis pelo processo de ressocialização da população atendida nas unidades penais.

   Prestigiando o evento, Pescuma  revelou que a participação no trabalho atendeu um pedido pessoal do secretário Paulo Lessa e agradeceu a oportunidade de contribuir com a classe dos agentes penitenciários, os quais prestam um serviço de relevante importância à sociedade.

  A apresentação da nova identidade funcional dos servidores foi seguida da entrega dos certificados aos agentes que concluíram o curso de Práticas Operacionais Penitenciárias. Em função da impossibilidade de reunir os 500 concluintes no evento, entrega simbólica dos certificados foi feita aos superintendentes de Cadeias e Penitenciárias, respectivamente, Altair Vicente Camilo Júnior e Gilberto Carvalho.

    O curso foi realizado no período de 05 de novembro a 21 de dezembro de 2012 nos pólos de Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Sinop, Água Boa, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis. A capacitação habilitou os agentes penitenciários para o uso de arma de fogo em ambiente funcional.

   Prestigiaram a cerimônia o desembargador Rui Ramos - presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), o advogado Almerindo Costa - presidente da  Comissão de Segurança da  (OAB/MT), coronel Jorge Antonio de Oliveira Paredes – representando o  Comando Geral da Polícia Militar, os secretários  adjuntos Jean Martins – da Secretaria de Cidades (Secid), Clarindo Alves de Castro e Genilto Nogueira da Sejudh.

  Também compareceram ao evento a assessora Especial da Sejudh, Geyza Bianconi,o presidente do Sindicato dos  Servidores Penitenciários – João Batista, diretores de unidades penais e gestores de áreas da Secretaria. A coordenação do evento foi do major Daniel Lipi Alvarenga, assessor da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap).  

Comunidades: