REAPROVEITAMENTO DO PAPEL
TÍTULO: REAPROVEITAMENTO DO PAPEL
AUTORES; ALUNOS DO PRIMERIO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO VALENTIM E PRFª ELAINE VALENTINI DE MARCO
RESUMO
As primeiras tentativas dos humanos se expressarem através da escrita surgiram por volta de 6.000a.C. com utilização de entalhes na pedra, na madeira ou em placas de argila. Com o aperfeiçoamento deste processo artesanal, surgiu o papiro para registro de informações, depois o pergaminho e o papel. Desde então o papel tornou-se ferramenta indispensável para a expressão da escrita e a produção industrial intensificou a oferta do papel par aos registros gráficos. A partir do advento da informática, no século passado, desenvolvem-se outros mecanismos para registro, tais como o magnético, o digital e o eletrônico.Estudos apontam para o risco de se extinguirem recursos naturais essenciais para a vida humana, reordena-se a lógica da produção para o mínimo de extração de matéria - prima e o máximo de reaproveitamento. O presente trabalho teve por objetivo conscientizar as pessoas do município de São Valentim – RS, a reutilizar o papel com o projeto “Reaproveitando o Papel”, organizado pelos alunos de uma turma do Ensino Médio (M1P) da Escola Estadual de Educação Básica São Valentim. O projeto é uma continuidade de uma atividade iniciada em 2010 com o GEMA da escola e que neste ano foi ampliado com a disciplina de Seminário Integrado com o auxilio das demais disciplinas, ampliando desta forma as demais áreas do conhecimento.
INTRODUÇÃO
O registro escrito é o mais importante evento da humanidade, tendo em vista que o ser humano passou a armazenar informações em dispositivos externos,ampliando a capacidade de armazenar e difundir informações nas diferentes áreas do conhecimento. Tal propagação permite que diferentes atores sociais as acessem desde que possam decodificar o registro. Neste sentido, teoricamente as informações não ficam no poder de um grupo e podem ser transmitidas a agrupamentos que nunca se encontraram fisicamente por estarem distantes historicamente e / ou geograficamente (QUEIROZ, 2005).
Oficialmente, o papel foi inventado há cerca de dois milênios na China, por T‟s Ai Lun, que obteve a primeira folha de papel colocando, num recipiente com água, cascas de amoreira, pedaços de bambu, redes de pescas, roupas usadas e cal para ajudar no desfibramento, produzindo, assim, uma pasta uniforme que, depois de prensada e seca, podia servir de material para receber os registros gráficos. Em tese, esta foi a técnica mais parecida ao que se tem na atualidade (CHERKASSKY, 1987). Somente em meados do século XIX é que a madeira passou a ser a principal matéria-prima para a fabricação do papel e, só a partir dos anos 60, o eucalipto tornou-se amplamente utilizado como a principal fonte de fibra para este fim. Praticamente qualquer árvore pode ser utilizada para produzir celulose, cada espécie produz fibras de celulose com características específicas, o que confere ao papel propriedades especiais (CELPA, 2006).
A produção de papel no Brasil vem aumentando a cada ano, devido à crescente demanda da sociedade. O Brasil é referencia internacional entre os principais produtores de celulose e papel. (BRACELPA, 2009).
A reciclagem de papel no Brasil tem seu fundamento em questões de natureza essencialmente econômicas. Todavia esta vem apresentando um destaque crescente, na medida em que contribui para a preservação e conservação do meio ambiente e para a solução da questão da destinação dos lixos urbanos (BRACELPA, 1998).
Quanto à importância da utilização da reciclagem na indústria de papel e celulose como forma de minimizar os impactos ao meio ambiente, Bellia (1996) relata que a reciclagem de papel leva a uma redução de energia para a produção de papel e celulose da ordem de 23% a 74%, redução na poluição do ar de 74%, redução na poluição da água em torno de 35% e redução de 58% no uso de água.
A Escola Estadual de Educação Básica de São Valentim em continuidade a projetos anteriores, através do engajamento de seus alunos e da comunidade escolar realizou um projeto a fim de mobilizar a população em seu entorno, para a campanha “Reaproveitamento do Papel”. E desta forma uma das turmas de Ensino Médio Politécnico ampliou a discussão do tema e propôs ações e estipulou objetivos para uma maior conscientização da comunidade em geral.
METODOLOGIA
Para o desenvolvimento do presente projeto foram realizadas as seguintes atividades:
Primeiramente o tema foi amplamente discutido em sala de aula, neste momento também foram traçadas as atividades seguintes e o público que se pretendia alcançar. Depois de efetuada as devidas considerações o passo seguinte foi a divulgação do projeto.
Divulgação do Projeto- O projeto foi divulgado para toda a comunidade escolar, neste momento os alunos estiveram em todas as turmas de ensino da escola, desde o primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio;
* Divulgado na rádio comunitária – O projeto também contou com a divulgação na rádio comunitária, onde um grupo de alunos fez uso da rádio e lanço o projeto a todos os ouvintes;
* Divulgação nas redes sociais – foi criado uma página e anexado um questionário sobre o tema proposto no projeto (conforme apêndice 1);
*Realização de pesquisas sobre aproveitamento ou não do papel – foi aplicado um questionário para saber se as pessoas tem o hábito ou não de reaproveitar o papel (apêndice 2);
*Realização de mutirões para recolhimento do papel – com o apoio da prefeitura municipal a qual disponibilizou transporte os alunos realizaram um mutirão para recolhimento do papel nos estabelecimentos e residências do perímetro urbano da cidade;
* Venda do papel – após o recolhimento do papel uma empresa de reciclagem dirigiu-se até a escola e efetuou o carregamento de todo o papel recolhido. O recurso arrecadado com esta venda foi destinado a compra de livros para os alunos da escola.
Para o desenvolvimento do projeto também outras disciplinas fizeram suas contribuições, as quais são as seguintes:
- a disciplina de português fez um resgate sobre a origem do papel, as primeiras fábricas a se instalarem no Brasil e importância da reciclagem deste material;
a disciplina de sociologia e filosofia fez uma reflexão sobre a importância dos recursos que a natureza oferece;
as disciplinas de química e biologia fizeram uma exposição do processo de reciclagem do papel, o que se pode ou não reciclar mencionando também como funciona o processo de reciclagem.
4. RESULTADOS
Os resultados deste trabalho até o momento são:
- acréscimo na quantidade de papel durante o ano de 2014 desde o início do projeto em 2010 DE 4.100 kg para 7.900kg;
-- Acréscimo no número de entidades e famílias e entidades entregando papel na escola;
-- Maior conscientização da comunidade escolar e comunidade em geral na separação do papel;
- Aquisição, além de refis e pincéis, em livros literários para os alunos;
- Confecção do selo como reconhecimento, para as entidades e famílias que entregam papel na escola;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a realização desta etapa do presente projeto é possível afirmar que ocorreu uma maior conscientização por parte da comunidade em geral em torno do tema proposto. Conscientização esta que se percebe pelo acréscimo na quantidade de papel arrecado, conforme os gráficos dos resultados, bem como uma maior conscientização na separação do material ( papel). Também é possível afirmar que o projeto está atingindo um maior número de pessoas preocupadas com o destino deste material. A escola exerce um papel diferenciado neste processo pois através de sua comunidade escolar promove ações socioambientais que buscam a economia de recursos (celulose) e alternativas para ações de desenvolvimento sustentáveis. Neste processo colabora para a formação de sujeitos éticos, críticos, atuantes e compromissados com as causas ambientais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABCustos Associação Brasileira de Custos - Vol. III n° 1:45-67 - jan/abr 2008
BRACELPA. ASSOCIACAO BRASILEIRA DE CELULOSE E PAPEL- Setor de celulose e papel do Brasil é referência mundial. Recuperado em 11 de abril, 201
http://www.bracelpa.org.br/bra/releases_bracelpa/Florestas_Plantadas_sao...
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